Osemeji
Este Odù implica em
vitória sobre inimigos e controle sobre dificuldades. Observação
ocidental: Este é o momento de incerteza ou de mudança de
condições em negócios e relacionamentos. É um bom momento para
amor e dinheiro.
Osemeji é o
décimo-quinto Odù na ordem inalterável de Òrúnmìlà. Se os
sacrifícios corretos forem executados, os filhos de Osemeji viverão
até uma idade longa, desde que eles cuidem de sua saúde. Eles
também devem fortalecer sua crença em Ifá e suas próprias
capacidades de modo a prosperar na vida. Para amor, um casamento
feliz, e prosperidade financeira, sacrifícios adequados devem ser
realizados à Osun. Se Osemeji é lançado para um cliente, Ifá
diz que o cliente tem muitos inimigos e para vencer os inimigos,
deve oferecer sacrifícios a Sàngó e Òrúnmìlà. Acredita-se
que Òrúnmìlà tem enormes poderes para vencer todos os
inimigos tanto na terra como no céu. Em Osemeji, Ifá nos ensina
que apenas sacrifícios podem salvar os seres humanos. A vida é
desagradável sem sacrifício. Falta de fé ou auto-confiança é
sempre uma tragédia.
Osemeji é composto pelos elementos ar sobre ar, o que representa uma dispersão súbita, a impotência diante de um obstáculo e o surgimento de outros obstáculos
É um Odu masculino, o odu tem realmente o poder de dobrar o objeto que deseja partir em dois.
Osemeji comanda tudo que é quebradiço, quebrado, mal cheiroso, decomposto, putrefato. Todas as articulações e juntas provêm deste Odu e ele representa numerosas doenças, notadamente os abscessos; ele é a própria representação de Sakapata, a varíola e está intimamente ligado as Kenesi. Trata-se, portanto, de um Odu muitíssimo perigoso.
Da mesma forma que Ofun Meji, exige sempre em seus sacrifícios, dezesseis unidades de cada objeto ou animal a ser oferecido.
Foi Ose Meji quem ensinou aos homens o hábito de grelhar os alimentos. Criou as arvores, as presas dos elefantes e a galinha d’Angola.
Apesar de ser um signo de péssimos augúrios, é por vezes portador de riquezas e longevidade.
Seu nome não deve ser pronunciado jamais em conjunto com o de Irete Meji, dado a grande carga de negatividade de que ambos são portadores.
Prenuncia a diminuição das energias físicas o que predispõe o organismo, enfraquecido e sem defesas, e qualquer tipo de doença, principalmente aquelas que se situam na cavidade abdominal.
Fala muito de perdas de todos os tipos e em todos os setores da vida, através deste Odu, Osun costuma comunicar-se para avisar que o consulente é seu filho. Ao contrário do que muitos afirmam, as pessoas que possuem este Odu não tem cargo para cuidar dos Orisas de outras pessoas, devendo restringir-se a cuidarem somente de seus Orisas
Versos:
Titoni-nkun’le
ti-nmuk’awoto consultou Ifá para Ar ugbo (os i dosos). Foi pedido
a eles para sacrificarem uma galinha, uma gaiola cheia de algodão, e
dezesseis pedaços de giz (efun) de modo que eles pudessem alcançar
uma idade avança da entre os odùs. Eles seguiram o conselho e
sacrificaram. Eles viveram até envelhecerem com cabelos grisalhos .
Qualquer um que envelheça com cabelos grisalhos entre os odùs deve
ser chamado Agbameji (os dois an ciões).
Osekeseke (alegria) consultou Ifá para Aje (riquez a). Foi
dito a ela que o mundo inteiro estaria sempre e m sua busca. Ela
perguntou, “Qual é o sacrifício?” Foi dito a ela para
sacrificar toda coisa comestíve l. Aje seguiu o conselho e
sacrificou. O mundo inteiro está feliz por estar em busca de Aje
Akuko fi Ogbe orireseina consultou
Ifá para Aje (riqueza). Foi dito a ela para sacrificar qualquer
animal morto sem uso de uma faca (ekiri apadafa) de modo a
conduzir uma vida tranquila. Aje se recusou a sacrificar. Por causa
de sua recusa, até o dia de hoje Aje nunca se fixa em um lugar.
Oluwewegbe’nu-igbo-tefa consultou Ifá
para Eji-ose quando ele estava indo para a terra de Ife. Foi pedido
a ele que sacrificasse 160 rolos de lã de algodão e dezesseis
bengalas [de caminhada]. Ele sacrificou apenas dois de cada item.
Enquanto ele prosseguia, em seu caminho, as duas bengalas que ele
sacrificou se quebraram, mas ele não morreu. O Babalawo disse: De
todos os odùs, qualquer um que quebrou duas bengalas e não morreu
deveria ser chamado de Osemeji. Portanto, qualquer um nascido por
este Ifá carece de fé. Isso é, ele vai sempre questionar os
Babalawos. Esta pessoa acha difícil acreditar na verdade.
Características dos filhos desse odu;
São volúveis, desequilibradas emocionalmente, gostam de fofocas e são orgulhosas, como filhas de santo se magoam facilmente e podem abandonar a religião.
Características dos filhos desse odu;
São volúveis, desequilibradas emocionalmente, gostam de fofocas e são orgulhosas, como filhas de santo se magoam facilmente e podem abandonar a religião.
Oriki
OSE MEJI
(Invocação de boa sorte)
(Invocação de boa sorte)
Ose Meji, Ose Meji, Ose Meji,
O Conquistador, o Conquistador, o Conquistador,
Comentário: a única coisa que é conguerored neste odu é a nossa capacidade de não se sentir impotente é a capacidade de nos alinharmos com o espírito de uma forma que vai levar a resolução de problemas eficaz.
mo ser yin, kie divertido mi ni Agbara,
Peço-lhe, dá-me força,
Comentário: aqui a palavra Agbara traduzido como força é especificamente a força que vem através da humildade.
ki nsegun awon ota mi Loni ati ni gbogbo ojo sim mi, kiemaa bami fise gbogbo awon eniti nwa Ifarapa ati beebee fun mi.
para que eu possa conquistar todos os meus inimigos, hoje, e em toda a minha vida que eles sofrem na pobreza.
Comentário: o poder espiritual vem com a necessidade de proteção e isso é pedir Espírito para colocar distância entre si mesmo e os nossos inimigos /
Ki e Jeki ngbo ki ki nto npa EWU sehin.
O Conquistador, o Conquistador, o Conquistador,
Comentário: a única coisa que é conguerored neste odu é a nossa capacidade de não se sentir impotente é a capacidade de nos alinharmos com o espírito de uma forma que vai levar a resolução de problemas eficaz.
mo ser yin, kie divertido mi ni Agbara,
Peço-lhe, dá-me força,
Comentário: aqui a palavra Agbara traduzido como força é especificamente a força que vem através da humildade.
ki nsegun awon ota mi Loni ati ni gbogbo ojo sim mi, kiemaa bami fise gbogbo awon eniti nwa Ifarapa ati beebee fun mi.
para que eu possa conquistar todos os meus inimigos, hoje, e em toda a minha vida que eles sofrem na pobreza.
Comentário: o poder espiritual vem com a necessidade de proteção e isso é pedir Espírito para colocar distância entre si mesmo e os nossos inimigos /
Ki e Jeki ngbo ki ki nto npa EWU sehin.
Ose Meji. Ase.
Deixe-me viver por muito tempo e ver meus cabelos ficarem brancos. O Conquistador. Que assim seja.
Deixe-me viver por muito tempo e ver meus cabelos ficarem brancos. O Conquistador. Que assim seja.
Comentário: em Ifa a bênção de longo Lifa e cabelo branco é a bênção de realização do destino.
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Babalorixa Ricardo de Laalu.
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