domingo, 9 de junho de 2013

Odu Otura meji / Ejilasegbora

Oturameji

Este Odù sugere paz mental e liberdade de todas as inquietações (ansiedades).
Filhos deste Odù são meigos e moderados em caráter.
Observação ocidental: Este é o momento para novos sucessos em negócios e re- lacionamentos.Oturameji é o décimo terceiro Odù na ordem fixa de Òrúnmìlà. As pessoas nascidas sob Oturameji serão bem sucedidas nos negócios, particularmente na arte de comprar e vender.
É importante satisfazer Èsù freqüentemente por causa daqueles que trairão sua confiança ou planejarão enganar sua família. Os filhos de Oturameji precisam aprender a reservar um tempo para descansar e não dissipar suas energias até o extremo de sofrer um colapso físico ou nervoso. Se Odù Oturameji é lançado para um cliente, Ifá diz que o cliente tem inimigos que o tornaram uma pessoa imprudente. Da mesma maneira que ele é pobre, ele não tem esposa nem relacionamentos familiares. Ele deveria tão rápido quanto possível oferecer sacrifício. Oturameji diz que ele deveria fazer sacrifício à Ògún, Yemonja e Ifá. Ele deveria então ser capaz de vencer seus inimigos, ganhar algum dinheiro, e finalmente ter uma esposa e filhos.
Versos:
Trata-se o ovo que rejeitaram o espírito da criança 
foi o esperma que rejeitaram o espírito da criança 
lançou Ifa para a Terra e os poderes destrutivos que vivem na terra 
no dia em que a Terra queria fazer as vendas no mercado. 
Ifá aconselhou Terra para fazer ebo para que a Terra não seria 
danificados pelos poderes destrutivos que vivem na terra. 
Terra fez ebo. 
Daquele dia em diante todo o lucro ficou com a Terra. 
Comentário: 
Ifá diz que esta pessoa deve fazer ebo para que o destruidor 
antepassados ​​em sua família não vai roubar a sua abundância. 
Ifá diz que esta pessoa deve fazer uma oferta de bondade para com 
seus colegas para que eles não se tornar ciumento e destrutivo. 

Arugbo-nla niise ori fegunfegun consultou Ifá para Otu quando ele ia para Ife fazer trabalho de divinação. Foi dito a ele para sacrificar duas bengalas [de caminhada] e duas ovelhas. Foi dito a ele que ele não retornaria logo. Otu realizou o sacrifício e permaneceu por um longo tempo.
(...) consultou Ifá para Òrúnmìlà quando ele ia descobrir e estabelecer uma cidade. Foi dito a ele para sacrificar um grupo de formigas-soldado (owo ijamja), sabão ne gro, quarenta búzios já preparados em um cordão no escur o, um pedaço de pano branco, e uma árvore odan. Òrúnmìlà atendeu ao conselho e fez o sacrifício. Os Babalawos aconselharam Òrúnmìlà a plantar a árvo re Odan num matagal e amarrar as búzios nela. Ele deveria lavar seu corpo com o sabão negro prepa rado com folhas de Odan e carreiras de formigas. Ele deveria usar o pano branco para se cobrir. Se este Ifá encarna alguém, deve ser dito à este a lguém para fazer da mesma forma. Os Babalawos di riam a ele com segurança que o lugar onde ele plantou a árvore odan tal como descrito acima eventualmente se tornaria um mercado.
Okiti-ogan-af’idij’ago consultou Ifá para Otu. Foi dito a ele para oferecer duas tartarugas de modo a se tornar rico. Otu ouviu e fez o sacrifício. Os Babalawos advertiram Otu para não matar as tarta rugas mas para vendê-las. Por meio de um sorteio, ele dev eria decidir onde ir para vendê-las. Quando ele chegou na cidade, foi oferecido à ele oi tenta bolsas de dinheiro pelas tartarugas. Èsù aconselhou Otu à não aceitar o preço. Èsù está sempre a favor de qualquer pessoa que real ize sacrifícios. Quando o preço foi elevado para várias centenas de bolsas de dinheiro, Èsù o aconselhou a aceitar a oferta. Eis como Otu se tornou rico.

Os Babalawos disseram: O dia que Otu comprou duas tartarugas deveria ser chamado Oturameji. (...) consultou Ifá para Òrúnmìlà. Foi dito a ele para realizar sacrifício de modo que ele pudesse governar sua cidade adequadamente. Òrúnmìlà disse: “Qual é o sacrifício?” Os Babalawos disseram: Seis esteiras, seis penas de papagaio, seis cabras, e mil e duzentos búzios. Foi dito a ele que pessoas de toda parte do mundo viriam para honrá-lo sobre a esteira. Òrúnmìlà realizou o sacrifício tão rápido quanto possível, e pessoas de toda parte do mundo vieram para honrá- lo sobre a esteira tal como predito. Desde aquele dia, os Babalawos tem se sentado sobre a esteira para realizar divinação de Ifá .   

Características dos filhos desse odu;
São barulhentas que gostam de chamar atenção, são brigões chegando a cólera rapidamente, nunca se arrependem do que fazem, estão sempre metidos em fofocas, evitar arrumar confusões e tem o destino de alcançar vitorias em tudo.


Oriki: OTURA MEJI 
Otura Meji, Otura Meji, Otura Meji, 
O Consolador, o Disrupter, o Consolador, o Disrupter, o Consolador, o Disrupter,
Comentário: visão mística dos Imortais é reconfortante, porque nos dá uma visão de um dia melhor, é perturbador porque ela nos mostra o que precisamos mudar em nós mesmos para criar um dia melhor.
mo ser yin, kie bami tu imo oso, kie ba mi tumo Aje, 
eu imploro, destruir o poder de quem trabalha feitiços, destruir o poder do os elementais perturbadores,
Comentário: visão mística nos protege da negatividade, mantendo a nossa atenção sobre o destino eo destino é sempre enraizada na vontade de Deus, enquanto hexing está sempre enraizada na vontade humana.
Na batalha entre a vontade de Deus e a vontade humana, Deus sempre prevalece.
kie bami tumo awon amoniseni, imo awon afaimoniseni ati imo awon asenibanidaro, ti nro ibi si mi ka
Otura Meji. Ase. 
destruir o poder dos inimigos conhecidos e desconhecidos, destruir o poder de hipócritas, proteja-me de todos aqueles que estão a pensar mal de mim. O Consolador, o Destruidor. Assim seja. 
Comentário: negatividade não tem efeito sobre nós, se manter focado em elevação ea visão de espírito.


Oriki:
  ÒTÚRÁ-WONRÍN

Karikasikataaa-Imorimo-nmowon!
Ara oko nm’ara ilé
Èrò ayé at’èrò orun ao tun’ra wa ri.
Etutu kiituka kio ma gbarajo.
A dífá f’awa ènìyàn tiimaa sokun okú.
Ibi omo arpatpe tu wa bu won npada si.
Ewo niti ekun,
ewo ni ti ibanuje
ewo niti igbarasanle,
ewo niti aijeun?
Eniti o ran ni wa li o tun npe’ni pada ki a bowalé.
Eyiti nwu wa nínú ayé ko wu Edùmarè.
Omo-aráyé maa jokos’ayé ki won maase ibi,
Edùmarè ko fe, Edùmarè ko gba.
Nje, bi mo ba wípé lo, E maa lo:
bi mo ba wípé bo, E maa boo.
Omo ko le gbaimo baba k’ayé gun.
Ikú liomu omo wa mo orun.
Tani nro ti Edùmarè,
bikositi Èsù tani je ro ti akeboje?
Onikaluku nro ti ara won: won nwa jije-mimu.
Eemo Òkùnkùn.
Omo ko mo Baba!
Fo si mi, kimi fo si O,
ohun lafi nmo ara eni nínú òkùnkùn!
Omo kole gbaimo Baba k’ayé gun.

Tradução.
O Onisciente sabe os que malvadamente atiram nos outros.
As pessoas da fazenda conhecem as pessoas da cidade.
Viajantes da terra e do céu, nós veremos um ao outro novamente.
Térmitas não se espalham sem que se reencontrem.
Foi consultado para a humanidade que está lamentando pela morte.
A humanidade está retornando donde ela veio.
Para que lágrimas?
Para que tristeza?
Para que erguer a si mesmo para cima e para baixo?
Para que jejuar?
Ele que nos envia quando vamos é ele que nos chama para voltar.
Quem nos agrada na terra não agrada Edùmarè.
As pessoas na terra sentam na terra e eles fazem mal.
Edùmarè não gosta; Edùmarè não aceita isto.
Bem então, se eu digo vá, você vai
e se eu disser venha, você vem.
Se uma criança não conhece o seu pai, a terra não é certa.
A morte é quem leva uma criança para conhecer o céu.
Quem está pensando em Edùmarè?
Se não havia nenhum Èsù que pensaria no pobre?
Todo mundo está pensando nele; eles estão procurando comida e bebida.
Mistério da escuridão!
Uma criança não conhece o seu pai!
Fale comigo para que eu possa falar com você;
pela nossas vozes nós reconhecemos um ao outro na escuridão.
Se uma criança não conhece o seu pai, a terra não é certa.

Oráculo Sagrado de Ifá - Afolabi A. Epega    


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