sexta-feira, 6 de maio de 2016

O CANDOMBLÉ É PARA TODOS, MAS NEM TODOS SÃO PARA O CANDOMBLÉ!!


A muito me questiono e sou questionado sobre esse assunto, "todo mundo pode ou deve se iniciar no Candomblé?
E uma pergunta complexa mais de simples resposta, "não", muitos nem deviam ter sidos iniciados!
Quem já leu meu post que fala sobre Candomblé já sabe como e qual é a base dele; Candomblé é um culto aos Orixás e Ancestrais, não é uma religião, pois a concepção de religião e Se religar ao seu sagrado, nos do Candomblé somos descendentes desse sagrado por isso o cultuamos, os louvamos, mantemos vivo esse Sagrado em nos!
Todos os seres humanos são descendentes desse mesmo sagrado, afinal a humanidade teve seu inicio na região do continente Africano onde hoje é a Nigéria a mais de 6 milhões de anos é isso já está provado cientificamente, porem muitos pessoas perderam o vinculo genético com seus longínquos ancestrais, perdendo assim o vinculo com esse sagrado, como eu escrevi acima nós cultuamos nosso ancestral sagrado é não nos religamos a ele.
Partido desse principio a iniciação ao culto dos Orixás seja através do Candomblé, Santéria, Ifá, Isese Lagba, Batuque, Cambinda, etc...  só e permitido e necessário para os descendentes desses mesmos Orixás ligados pela família, se a pessoa não tem direta ou indiretamente uma ligação ancestral não é preciso e em "alguns casos nem é permitido a iniciação, podendo acarretar em desastre com a pessoa ou na família", A pessoa mesmo assim por amor pode louvar os Orixás? Sim pode, pode até realizar oferendas e vir a ter um cargo dentro de uma Casa de Candomblé. Quem são essas pessoas?
O Candomblé desde sua criação causou admiração e o fascínio das pessoas que tinham contato com suas festas e rituais, sentir de perto a energia pura e maravilhosa de um Orixá e indescritível, é por sentir esse fascínio muitas sinhas pediam para também fazer parte desse culto, queriam ser iniciadas, as Yialorixas e babalorixas vivendo esse dilema, afinal "como iniciar uma branca no Orixá"? Então após alguns anos de insistência dessas mulheres que com o tempo também teve a adição de homens brancos fez com que eles criassem cargos dentro do Candomblé para integrar essas pessoas brancas e seu dinheiro. Esses cargos são: Padrinho ou madrinha de Orunko, Pai ou mãe pequeno(a) de um Yawo, Ekedys e Ogãs. Esses dois últimos também era cedido para os negros que não tinham a incorporação de Orixá.
Muitas pessoas tem um alto grau mediúnico e acabam desenvolvendo essa espiritualidade através das incorporações de entidades consagradas dentro da Umbanda, Jurema, Ijexa, etc. e por isso alguns sacerdotes acreditam que elas devam ser iniciadas no Orixá mais isso é um engano, pois a iniciação no Orixá se deve a sua ligação ancestral e não a seu grau mediúnico. A iniciação ao Orixá deve ser na maioria dos casos por amor ou chamado, a exceções, a casos estremos em que a pessoa por sofrer muita influencia dos espíritos negativos estar perturbada e não aceitar essa iniciação mais devido sua ancestralidade ela deva se iniciar para se realinhar com esses ancestrais e seu caminho.
O Candomblé e um culto de escolhidos não de convertidos!!
Muitos Sacerdotes(tisas), que para encher rápido sua casa ou para poder se gabar que tem muitos filhos de santo, fazem iniciações indiscriminadamente, sem o menor critério de seleção, falam para um simples consulente que ele está sendo cobrado pelo o Orixá por isso está sofrendo e que se não se iniciar o Orixá ira mata-lo ou fazer ele perder tudo e outra barbaridades, deixo aqui BEM CLARO que Orixá e uma divindade, um DEUS, e como tão ele não cobra ninguém, não tira nada de ninguém e nem mata ninguém, o Orixá não precisa de nós, ou de "comer" ou seja lá o que falam, somos nós que precisamos deles, mais nem por isso somos obrigados a nos iniciarmos em nada se não quisermos. Se a pessoa está com problemas, perturbada espiritualmente, desequilibrada emocionalmente, mentalmente ou espiritualmente, se ela está doente e essa doença e de cunho espiritual o que resolve tudo isso e fazer um EBÒ (trabalho de limpeza), um Bori (ritual que consagramos a nossa cabeça) e oferendas para determinados Orixás apenas e assim ela se religara com seu caminho e ancestralidade, não é necessário a iniciação no Orixá a menos que essa pessoa possa e queira se iniciar.

A iniciação em pessoas que não queiram ou pior não possam ser iniciadas acarreta em desgostos, frustrações, problemas pessoais e financeiros, doenças, desencadeiam depressões e em alguns casos causam desastres dentro da família como a morte de alguém ou do próprio iniciado! Repito, o Orixa não mata nem cobra ninguém, o que acontece e que como aquela pessoa não tem descendência sagrada e por isso não e permitido a iniciação o Orixá não a reconhece por isso não é ele que vem nos dias dos rituais e na iniciação e sim os Ajoguns(espíritos de baixa vibração que se alimentam de nossa energia vital e atrapalhar o comprimento de nosso destino), o sacerdote(tisa) tem que consultar varias vezes Ifá antes de realizar a iniciação de alguém para não causar mais problemas que solução!
Espero aqui estar contribuindo para o bom e sagrado Candomblé!!

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Site: https://www.pairicardodelaalu.com/
Skype: Ricardo de Laalu



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, opinião e compartilhe seus conhecimentos!

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...