quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O DINHEIRO COMO OFERENDA/SACRIFÍCIO (EBÓ)


O valor do dinheiro como oferenda:
Um tema que muitos devotos de òrìsà devem ou deveriam buscar maior entendimento.
O ebo ou Etútù (rito de apaziguamento) tem como objetivo neutralizar as energias negativas e/ou atrair alguma positividade para a vida do devoto. 
Ao realizar um oferenda a uma divindade o ofertande necessita do sacerdote para a invocação da divindade e esse trabalho energetico tem que ser pago pois se o sacerdote não cobra a divindade benificiara a ele o sacerdote porque foi ele que a invocou. Por isso toda vez que for necessitar da intermediação de um sacerdote tem que pagar a energia dele para que o seu pedido seja atendido pela divindade, é o seu sacrificio!!
Quando Ifá (oráculo) é consultado, ele apresenta através do jogo  do sacerdote, o que pode ser feito através de oferendas para neutralizar o negativo e atrair o positivo. Os elementos da oferendas devem todos serem comprados com o dinheiro do ofertante, pois isso é uma parte do sacrifício, destinar uma parte de seus ganhos à divindade. Outra parte do sacrifício é pagar ao sacerdote o valor combinado pelo trabalho, pois o mesmo não só trabalhou fisicamente como também teve um gasto energético para intermediar você e a divindade, logo é o velho ditado, toda fonte que se tira e não se repõem um dia seca, portanto o dinheiro pago ao sacerdote não é o dinheiro que o mesmo vai pagar suas contas ou enriquecer, não, é o dinheiro que o mesmo receberá para recarregar suas próprias energias e também é uma forma do devoto (ofertante) agradecer ao ORÍ do sacerdote pela realização do trabalho. O dinheiro faz parte do Ebó porque e o seu sacrificio em troca de uma benção.
Quanto mais isso for valorizado pelo ofertante, melhor para ele.
Não cabe ao sacerdote impor preços abusivos, dificultando a realização do trabalho, ao contrário, cabe ao sacerdote facilitar ao devoto, mas cabe ao devoto a consciência de que, a oferenda de comida e bicho em si, não basta...
Pois o dinheiro sempre será parte da oferenda, e é preciso entender que o ebo para trazer o resultado precisa estar completo, com todos os itens, caso contrário é um ebo incompleto e a vida não é incompleta, ou se está vivo ou morto, não metade vivo...


No verso do ODU OTURAKA;
OGININIGIN AWO OLOKUN
LODIFA FUN OLOKUN NIJO
OMI OKUN KO TO BU BOJU
ALUKO DODO AWO OLOSA LODIFA FUN OLOSA
NIJO OMI OSA KOSE BU WESE
ODIDERE ABIRIN ESE KERE WE
ADIFA FUN OLUWO MODO OBA
NIJO TI WON NWA OHUN EBO KIRI
ERIGI AWO AGBASA ADIFA FUN WON NI SESAN AGERE
NIJO TI WON NWA OHUN EBO KIRI
OWO TI NBE NILE YI NKO OHUN EBO NISE ERIGI LAWO AGBASA AWA TI ROHUN EBO
EYELE, AKUKO, ADIE, ETU, EWURE ABUKO BEBELO
ENI TO BA NI KEBO MA DA KO MA BEBOLO

Tradução:
Oginnigin, o sacerdote de Olokun (Deus do mar)
Adivinhação  feita para Olokun
Quando a água no oceano é pequena
Aluko Dodo o sacerdote de Olosa (Deus do rio)
Adivinhação feita para Olosa
Quando a água no rio é pequena
O papagaio com seu movimento inábil
Fala da adivinhação para oluwo como oba
Erigi Awo Agbasa lançou adivinhação para o povo de Sesan Agere
Quando eles estavam procurando materiais para ebo (sacrifício)
O dinheiro no chão é um material para ebo (oferenda/sacrificio)
Erigi Awo Agbasa vimos o material para ebo
O pombo, o galo, a galinha de galinha, as cabras, etc. são materiais para o sacrifício
Erigi Awo Agbasa vimos os materiais para ebo
A pessoa que diz que o sacrifício não deve ser aceito deve morrer e seguir o sacrifício.

É preciso ressaltar também, que o trabalho deve ser pago com prazer, pois o pagamento faz parte da oferenda, do ritual e se isso for feito de uma forma negativa, essa negatividade pode prejudicar o ritual e não terá o efeito desejado.
É importante esclarecer isso, pois os devotos de òrìsà não podem ter a visão de que o dinheiro é algo sujo, não, tanto que temos uma divindade para isso, chamada Ajé. E também é preciso lembrar que só somos valorizados, quando nós valorizamos.
É preciso esclarecer também que sacerdote nenhum fica rico com òrìsà, a não ser que ele cobre valores abusivos e pessoas desesperadas paguem por isso...
Em suma, espero que a visão do pagamento, não seja vista apenas como um cliente pagando por um produto ou serviço, e sim como uma parte do ritual, da oferenda, o que de fato é.

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...