sábado, 2 de agosto de 2014

KELÊ

Kelê, kele ou quelê é um fetiche ou seja: Objeto inanimado feito pelo homem ao qual se atribui poder sobrenatural e se presta culto.
Confeccionado com "miçangas" fio de conta, intercalado com firmas de porcelana, pedras tipo ágata e cristal, terra cota, búzios, lagdiba, até mesmo sementes. Sua cor varia de acordo com o orixá de cada iniciado na feitura de santo.
O Kelê é uma aliança que tem a finalidade de unir o sagrado com o iniciado, num simbolismo de casamento perfeito com o seu orixá, usando restritamente no pescoço, na iniciação e na obrigação de sete anos de feitura.
O Kelê e um ritual apenas do Candomblé em substituição ao fato de não vivermos nas terras Yorubas, então criaram o Kelê para mantermos mais tempo próximos a energia do Orixa, no Isese Lagba em terras Yoruba não se usa o Kelê por serem acendestes  diretos ou seja convivem diariamente com anergia dos Orixas
Durante o período do Kelê é proibido utilizar outra cor de roupa que não seja branco da cabeça aos pés, não poderá fazer uso de bebidas alcoólicas e cigarro. Não pode sair a noite, fazer sexo, e deverá respeitar os horários de 6:00, 12:00, 18:00 e 00:00. E até que se complete um ano, outros preceitos continuarão, como: não tomar banho de mar/rio, não ir para a festa de carnaval, cemitério e não frequentar ambientes com grande volume de pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas
Depois de um período que pode variar de 15, 21 dias e até mesmo três meses da obrigação ritualística, a "joia" do orixá como também é chamada, é determinado pelo orixa, através do merindilogun a ser colocada no assentamento sagrado "Igba orixa", podendo permanecer até a ultima obrigação do iniciado chamada de axexê, quando este objeto tão sagrado e místico é desfeito.




Ire oo!



JOGO DE BUZIOS

LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
SIGILO ABSOLUTO!!
F:055-11-4115.6795/ 96787.9019 - Whattsapp
Babalorixa Ricardo de Laalu.
Email: ricardolaalu@gmail.com
Skype: Ricardo de Laalu

quinta-feira, 31 de julho de 2014

ELENINI

ELENINI, A INIMIGA DE ORI:

É Elenini mera análise comportamental ou uma personalidade "demoníaca"?
Os yorubás não concebem um ser malígno, como o diabo judaico-cristão, que objetiva unicamente destruir a obra do Criador, prejudicando as pessoas.
Contudo, os africanos identificavam uma divindade cuja atribuição seria criar obstáculos, dificuldades na realização do destino dos Seres Humanos. Esta é Elenini, conhecida também como Ido Boo e ainda chamada de Yeyemuwo (“mãe da desgraça”).
Elenini é a guardiã da câmara interior de Olodumare, local onde o destino é escolhido por cada Ser antes de nascer. Elenini é a testemunha de nossas aspirações diante do Criador.
Quando Olodumare autorizou a vinda dos Orixás à Terra, teria enviado também Elenini para lhe informar o comportamento dos deuses.
Segundo Babalawô Awofa Ifakemi Miguel, Elenini é “…uma divindade mitológica da desgraça e do obstáculo, enviado por Olodumare para aniquilar as divindades que se mantiveram no Aye com um mau comportamento.”
Elenini testa nossa determinação e nosso caráter, oferecendo tentações e armadilhas que põem em risco os propósitos originalmente eleitos por nós diante de Olodumare.
Como a atribuição de Elenini é criar dificuldades para testar nosso caráter, conflita diretamente com Ori, cuja regência é guiar os Homens pelo seu destino. Por isso, Elenini é considerada como a “inimiga de Ori”.
Apesar de sua forte influência e iminente risco ao bem-estar dos Homens, Elenini não recebe nenhum culto direto na Nigéria ou em qualquer outro local de influência yorubá. Elenini é afastada com o culto ao Ori e com a prática do bom caráter.
Quando um indivíduo está dominado por Elenini, este se torna cego e surdo. Seu Ori está em desequilíbrio e passa a ser uma companhia perigosa aos incautos. Estar em companhia destes, ou em locais repletos de pessoas tomadas por Elenini, torna-se perigoso.
Segundo os yorubás, quando o trabalho de Elenini entra em fase final, é preciso um grande esforço de Ori e da ajuda dos Orixás para haver a superação.
Os dominados por Elenini têm suas vidas marcadas pela derrota, pelo fracasso, pelo desregramento.
Muitos casos de loucura e de surtos de violência, em verdade, são resultantes do domínio de Elenini, quando esta consegue desvirtuar o Homem de seus objetivos, levando-o à derrota inevitável.
Somos frequentemente atacados por Elenini, todavia, através de recomendações do Oráculo, somos alertados e recomendados a fazer determinados ebós, ou a mudar atitudes que podem levar a resultados perniciosos em nossas vidas.
Apesar do perigo que representa Elenini, esta divindade não é vista pela filosofia yorubá propriamente como algo “demoníaco”, mas como um contra-ponto, capaz de nos valorizar as boas atitudes e a testar nosso livre-arbítrio.
Elenini nos obriga a exercitar o bom-senso e a fortificar iwá (o caráter).
Todas as ações humanas que enfraquecem o Ori, tais como excessos de álcool, as drogas, a promiscuidade, locais onde Elenini impera, amizades nocivas, facilitam a influência da Yeyemuwo. 
Ao vencermos nossas fraquezas, derrotamos Elenini.
Se você está destinado a atender a um Elenini em sua vida, não há nada que você pode sobre ele porque é o seu destino pela lei do Karma, mas você pode lutar Elenini e ganhar, se você é inteligente o suficiente embora Elenini tendem a ser mais inteligentes do que suas vítimas como por 'inteligência nativa. Elenini precisa monitorar a sua vida, a fim de bloquear o seu progresso ou colocá-lo em série de calamidade por isso é até você para cortar Elenini de sua vida. Elenini vai mesmo começar um pastor para pregar a vocês sobre "perdão" para que ele possa continuar a impedir o seu progresso e submetê-lo ao ridículo público. Um provérbio iorubá diz: "Quem ouve e aceita um só lado da história é um ser humano cruel e vicioso." Quem é o Elenini em sua vida? Se você é Elenini livre, isso poderia significar que você é extremamente sortudo porque Eleninis tendem a atacar as pessoas que podem fazer coisas específicas melhores do que eles, como o enredo do filme Elenini enquanto as vítimas tendem a ser as pessoas mais vulneráveis ​​e honestas.
Segundo a tradição yorubá, antes de virmos ao mundo, devemos antes fazer uma oferenda a Elenini. Aqueles que teimam e nada ofertam a Elenini, passam por grandes tribulações na vida e nada realizam.
O poema que relata a vinda do Odu Irosun-Meji para o mundo, menciona sua relação com esta divindade. 
Vejamos:
“IROSUN-MEJI VEM PARA O MUNDO:
Antes de Irosun- Meji vir ao mundo, foi consultar Ifá.Ifá o avisou para fazer sacrifício com um galo e uma tartaruga para a divindade do infortúnio (Elenini ou Idobo) e um bode para Èşu. Também foi recomendado a dar uma galinha d´angola para seu anjo guardião.
Ele no entanto se recusou a fazer algum dos sacrifícios, e então veio ao mundo onde estava praticando a arte de Ifá. Quando cresceu, era tão pobre que não podia ter recursos para casar sossegado e ter um filho. O sofrimento se tornou tão severo para ele, que este decidiu jogar suas sementes de Ifá fora.
Nesse ínterim, teve um sonho no qual seu anjo guardião surgiu-lhe falando que ele era o único responsável por seus problemas porque tinha teimosamente recusado a fazer o sacrifício prescrito.
Quando acordou de manhã, decidiu consultar seu Ifá e foi então que compreendeu que foi seu guardião que surgiu para ele na noite anterior. Rapidamente providenciou fazer sacrifício para seu Ifá e deu um bode a Èşu.
Ifá avisou-o para retornar para o céu para informar a Olodumare como falhou ao não agradar Elenini. Para seu retorno ao céu, foi avisado a levar um galo, um jabuti, um pacote de inhames, uma cabaça de água, uma de óleo, pimenta, quiabo e rapé.
Ele então juntou todas as coisas e empacotou-as em sua bolsa divinatória (AKOMINIJEKUN ou AGBAVBOKO) e partiu.
Após viajar até o limite entre o céu e a terra, ele teve que atravessar sete colinas antes de chegar ao céu. Lá chegando foi direto ao palácio divino, onde encontrou Elenini (a guardiã da câmara divina – a divindade do infortúnio ou yeyemuwo, a mãe dos obstáculos).
Ele se ajoelhou na câmara divina e proclamou que viera com toda humildade para renovar seus desejos terrestres. Yeyemuwo disse que era ainda cedo da manhã para fazer algum pedido porque não havia comida na casa. De sua bolsa divinatória, ele retirou imediatamente a lenha, água, óleo, pimenta, sal, quiabo, rapé e por fim o galo, todos os quais a mãe dos obstáculos exigiu em troca, em sua usual tática atrasando-o, mas Irosun-meji estava completamente preparado depois disso, yeyemuwo permitiu-o fazer seus pedidos.
Como era proibido ajoelhar-se no chão descoberto, ele então se ajoelhou na tartaruga a qual trouxe da terra. Após fazer seus pedidos, Olodumare o abençoou com seu cetro divino. Quando yeyemuwo ouviu o som do cetro, rapidamente terminou sua culinária, mas antes de ela poder sair, Èşu indicou a Irosun-meji a partir rapidamente para a terra.
Quando a mãe dos obstáculos emergiu por fim da cozinha, perguntou a Olodumare pelo homem que tinha estado fazendo seus pedidos e o pai todo poderoso replicou que ele tinha ido. Quando ela questionou o porquê ele não pediu ao homem para fazer bons e maus pedidos, Deus replicou que não era sua tradição interferir quando seus filhos estavam fazendo seus pedidos.
A despeito de todos os presentes que ele tinha dado a yeyemuwo, ela, no entanto rapidamente partiu em rápida perseguição de Irosun-meji.
Quando estava perseguindo-o, ela cantou:

Ariro sowo giniginimoko;
Irawo be sese le eyin eron;
Oju ima ki irawo ma bi eronise;
Olo Oríre omomi duro demi buwo ooo;

Ele replicou com um refrão de uma canção dizendo que ele já tinha feito o sacrifício e seus pedidos, não faltando nada. Enquanto estava cantando ele estava correndo em frente apavorado.
Quando yeyemuwo viu que ela não conseguiria capturá-lo, ficou quieta e esticou seu polegar e disparou através de suas costas com ele. Aquela é a linha oca que corre por meio da espinha dorsal do ser humano, até hoje, a qual está nos recordando constantemente que a única maneira que nós podemos escapar das longas mãos do infortúnio é fazendo sacrifício.
Com aquela marca yeyemuwo proclamou a Irosun-meji e para o resto da humanidade – nunca lembrar seus pedidos celestes chegando a terra, visto que os olhos não podem ver as costas do corpo e que antes de dar conta de seus pedidos, ele teria que andar nas trevas por um longo tempo e experimentar um processo muito sofrido.
A dor do ferimento fez Irosun-meji inconsciente e ele caiu em um transe de total escuridão. Quando levantou, se achou em sua cama na terra. Ele havia esquecido tudo que aconteceu desde então.
Todavia ele circulou seus negócios e prosperou depois.”


Ifa nos ensina que podemos entender as pequenas manifestações da Fonte e como elas se expressam através dos Orisas. Quando observamos a Natureza aprendemos a viver em harmonia com seus ciclos. Em Ifa estas observações são a base de um bom caráter, porque um bom caráter é acreditado para ser baseada na capacidade de viver em alinhamento com a Lei Natural. A pessoa que não abusa do meio ambiente, que aprende a usar o ambiente para fornecer para sua família e que ensina o que aprendeu  para a próxima geração a  abraçar o bom caráter em um nível comum. Passando essa sabedoria para a próxima geração inclui a capacidade de abençoar os nossos filhos, proteger nossas crianças e proporcionar um lar carinho para eles e para nossa família. Bom caráter é marcado em Ifa pela capacidade de realizar essas tarefas fundamentais. O que uma pessoa acredita que é de pouca ou nenhuma consequência.Como Ações são o indicador de bom caráter e ações positivas pode Ser suportado POR UMA ESCOLHA Ilimitada de visões de Mundo. Uma capacidade de reconhecer o bom caráter, Não IMPORTA O Que UMA Pessoa acredita Que É severamente restringida na Cultura Ocidental Pelo  Elenini
Uma Ideia Ocidental de Sobrevivência dos Mais Aptos, juntamente com a Idéia de Seres Humanos  como Máquinas, esta criando uma Realidade de consenso  que tem destruindo o meio  ambiente, não ha nenhum  desenvolvimento espiritual sem   à Preservação do Meio Ambiente.
De uma Perspectiva de Ifa existe UMA Diferença Entre O Crescimento Espiritual e Crença religiosa.
O Crescimento Espiritual E o USO de auto Avaliação Crítica  para analisar questões como: QUEM EU SOU e qual e o Meu Propósito na Terra ? Essas questões PODEM Ser examinadas a Partir de QUALQUÉR Ponto de vista cultural e religioso. Uma Religião e uma codificação de crenças metafísicas comumente realizada  que descrevem a Natureza da Criação. Uma maioria das Religiões existem com, Tensão Entre aqueles Que abraçam como crenças Comuns e aqueles Religiosos que exploram Símbolos em  Busca de Iluminação.
Se você acredita na Sobrevivência dos Mais Fortes Símbolos Religiosos los SEGUIDA, não tem valor Como Fonte de Inspiração. Os Símbolos Religiosos São Usados ​​Simplesmente par justificar a Ganância, Exemplo POR, a Ideia de que Só Deus ama o rico. A Crença leva  como PESSOAS um Abraçar a Vontade de Poder, OU SEJA, SUA Atenção ESTA Totalmente voltada par a Acumulação de encontra em Coisas e a necessidade de Abraçar posições de Poder. Essa compulsão Não Tem base de qualquer Processo Espiritual de auto- Avaliação Crítica. Uma Vontade de Poder E UMA das Formas Mais insidiosas de Elenini o Porque E Cego parágrafo OS Danos Que ELE FAZ Para si
Consciência Humana evoluiu e NOS armazenamos como Sementes de que a Evolução dos NOSSOS Corpos.
NOS TEMOS O Que os neurologistas  Chamam de Cérebro reptiliano, um Remanescente de um Estágio inicial de Evolução. Uma Vontade de Poder E, literalmente, a invocação da posse Pelo Cérebro reptiliano. Neste Estado de Sobrevivência posse E a Única Preocupação e como Emoções evoluíram de empatia, compaixão e de amor incondicional Excluídos são fazem Nosso campo de Interesse. He requer Enormes quantidades de Energia parágrafo MANTER Este Elenini e como exigências Energéticas de posse POR Parte do Cérebro reptiliano PODE drenar OS Recursos do Nosso Corpo. Uma CONSEQÜÊNCIA da posse de Longo Prazo Pelo Cérebro reptiliano E UMA Fonte Comum de desase fisica e mental.
Em Ifa tradicional a Comunidade se reúne da  base de UMA parágrafo normal cantar e dancar e Louvor da Natureza. ESSES rituais São celebrações e  São Ferramentas de Diagnóstico Usadas Pelos anciãos das Famílias extensas Pará determinar QUEM ESTA tendo dificuldades no Seu Desenvolvimento Espiritual. Posse POR UM elenini especialmente um elenini enraizado na Consciência do Cérebro reptiliano FAZ O Corpo Ficar tenso e estriadas. è Praticamente Impossível parágrafo UMA Pessoa nessa condição a Dançar com Graça e Estilo.E  um elenini E manchado sejam Tomadas Medidas Pará trazer uma Pessoa de Volta a hum Estado de Equilíbrio.
Vida Urbana E UM Sinal de Mais e Menos hum. Grandes Cidades facilitar o Desenvolvimento de Tecnologia que PODE vir a contribuir par o Bem Estar do Planeta. ELES TEM UMA Tendência a afastar como PESSOAS do Ambiente natural.
QUEM viveu em  uma fazenda TEM UM SENTIDO profundamente arraigado dos Ciclos de Vida, morte, Transformação e Renascimento. Uma capacidade de identificar Onde Você esta Neste Ciclo Diminui o Medo de Seu Ambiente . MEUS anciãos espirituais Vivem em uma  Pequena Vila Agrícola Chamado Ode Remo. Na Floresta tropical da Nigéria HÁ Duas Estações secas e Duas Estações secas. A Há setenta Iniciados Ifa na aldeia. Uma maioria DELES São Agricultores. Três dias POR Semana, enguias viajam juntos parágrafo SUAS fazendas Coletivas parágrafo arrancar como Ervas daninhas. Neste Tipo de Ambiente compreensão Natureza E a chave par a Sobrevivência.
Sei Caçadores Desta área que  Rastrear animais de Caça e através Abate fazer OSU de Palavras, Que Localidade: Não levam nenhuma arma na Floresta. ELES Localidade: Não TEM Permissão Para caçar Pelos Mais Velhos ATÉ que aprendam  Como ajudar animais na Entrega de bebes. Nas Culturas Tradicionais a Transição de Ser Criança UMA parágrafo Ser um ADULTO E claramente Marcado POR Toda a Comunidade um rito de puberdade that IDENTIFICA uma Criança Como hum ADULTO
 Porque ESTA Transição Localidade: Não ESTA claramente Marcada na Cultura Ocidental Como hum Adivinho eu freqüentemente se deparam com o Problema de Fazer adivinhação parágrafo UMA Criança los hum Corpo ADULTO. Este E hum Problema túmulo epidemia e Pará o qua Localidade: Não HÁ nenhuma Solução Fácil. Falando Como hum Homem Sobre a necessidade de Ritos de puberdade Pará Os Jovens, das questões de Fundamentos UMA that confrontam hum Menino Esperando parágrafo se tornar UM ADULTO E uma Questão; ELE PODE Proteger a si MESMO e SUA Familia? This Questão E essencialmente UMA Chamada à Coragem e ritos de puberdade Tradicionais incluem hum Desafio that this ABORDA Questão diretamente. Parte da Atração de gangues na Cultura Urbana Ocidental E that juntar uma UMA ganga desenvolva de hum teste de Coragem Que resolve ESSE Problema. ganga O iniciações Falta de e Orientação de Homens Mais Velhos Que ensinam Os Jovens o significado de bom carater Dentro de UMA Cultura particular.
Onde Localidade: Não HÁ rito da puberdade de QUALQUÉR especie, Homens Os Jovens, inconscientemente, Fazer ESSA Transição com base de lhes Imagens de Mídia de masculinidade. Nos estados unidos, a Idéia de masculinidade E definida POR Imagens da Mídia Como alguem Que Nunca Mostra uma Emoção, Como alguem Que Nunca Pede Ajuda, Como alguem that resolver de Todos os SEUS Problemas POR si mesmos e Como alguem that, when confrontados com hum Problema esmagadora EUA a Violência parágrafo Realizar SEUS Objetivos. Como CONSEQÜÊNCIA destas Imagens da Violência between children E UMA epidemia e OS Analistas de Mídia Que se recusam a abordar questões como faze-lo subjacentes POR UMA Razão. This Definição de masculinidade Garante Que OS Homens Nunca juntar como Mãos de para elevar efetivamente o status quo. Manhood nsa ESTADOS UNIDOS TEM Sido definida POR aqueles Que controlam uma Economia parágrafo garantir Que ELAS Nunca Perder o Seu Controle. ELES fazem ISSO constantemente pregando uma MENSAGEM Que Localidade: Não conspirações ha, protesto de e ineficaz, a Cultura dominante Nunca Comete Erros, e Justiça existe para Todos. Essas Idéias CRIAM UM ESTADO DE DEPENDÊNCIA e do Processo de Crescimento E deliberadamente desencorajado.
Conforme children de São Razão CADA Vez Mais violenta Localidade: Não E None Mistério OE Medicamento Para corrigir o Problema de: Não E Complicado. Os rituais that orientam hum Menino Para se tornar UM ADULTO estao documentados Bem, Bem compreendido e Localidade: Não E Difícil de implementar. O Fato de Que enguias Localidade: Não São Comuns Levanta a Questão: Por Que
o elenini CRIADO POR Este engano E insidioso; . E o demonio Que justifica a Violência Como hum Meio parágrafo hum FIM SE VOCE TEM Medo de SUA capacidade de defensor de uma SUA Família Que Voce TEM uma insegurança Sobre a SUA Própria capacidade de Acesso a Coragem Diante do Perigo. Este Medo PODE fácilmente tornar-se UMA Obsessão com a necessidade de PROVAR constantemente o Seu Domínio adversarios contra fracos. Na Cultura Ocidental, ESSA Obsessão E Chamado a Ser hum valentão. Abusando hum oponente Mais Fraco Nunca resolver um Contradição interna, Pois Localidade: Não envolvem o ACESSO a Coragem de alguma forma real. Ë uma Razão Pela Qual OS videogames violentos Sao Tao Populares.  E a Razão Pela Qual e Tão do Fácil de Recrutar Jovens Pará Lutar nas Guerras com justificação duvidosa.
Na Cultura iorubá tradicional do rito da puberdade masculina desenvolva de escarificação com o de metal Quente. Ó teste de masculinidade E Abraçar uma dor, Sem Reação. o Em alguns Aspectos, um corpo Popularidade de tatuagem e piercings E hum esforço parágrafo Recuperar ESSE rito perdido. Mais UMA Vez, o Problema E Que a tatuagem e corpo perfurando Orientação Falta de presbíteros Que definem a Natureza EO Alcance de bom caráter Dentro da Cultura.
Isso Chama a Elenini Que Diz Que Deus ama Só OS Que se parecem Comigo.
Em Ifa o Arquétipo fazer Estranho significativa baseia-se na Ideia deque  alguém de fóruns de UMA determinada Cultura PODE ter UMA Perspectiva astuto na IDENTIFICAÇÃO de contradições Internas Dentro da Cultura. Estar Aberto a possibilidade ESTA E, de UMA Perspectiva Ifa, o Fundamento da humildade. Ifa definir humildade Como a disposição de considerar a Opinião de outra Pessoa.
Em Seu Artigo Allan Gicheru retoma sua comparação de uma Visão de Mundo Ocidental e da Visão de Mundo Ifa Como Segue:


1a. Visão de Mundo Ocidental: A escassez e Lei
1b. Ifa Cosmovisão: Abundancia e Lei
2a. Cosmovisão Ocidental: Concorrência e Sobrevivência fazer Mais apto e Lei.
2b.Ifa Cosmovisão:. Cooperação e Ajudando OS fracos e Lei
3a. Cosmovisão Ocidental: O Ambiente e hostil e DEVE Ser dominado e Controlado.
3b. Ifa Cosmovisão: O Ambiente e Amigável, mas TEM UM LADO "mal" QUE PODEMOS Escapar usando adivinhação.
4a. Cosmovisão Científica: Outras PESSOAS / Estranhos São hostis e DEVE Ser dominado e Controlado.
4b. Ifa Cosmovisão: Outras PESSOAS / Estranhos São Amigáveis ​​e PODE nn ajudar a Sobreviver se cooperamos com enguias.
5a. Cosmovisão Científica: Nos Somos Máquinas Físicas Que Vivem e morrem EO principais Objetivo da Vida é apreciá-la Possível Tanto Quanto.
5b.Ifa Cosmovisão:. Somos Seres espirituais Que Vem à Terra parágrafo desenvolver Iwa Pele e Torna-lo NOSSOS Melhor Pará descendentes
6a. Cosmovisão Científica: O Meio Ambiente e Separado de Nós Como São como Otras PESSOAS.
6b. Ifa Cosmovisão: ESTAMOS TODOS Conectados uns AOS Outros.
7a.Cosmovisão Científica: A Violência E O Estado Natural do Mundo. (Isto É VEM de Lei 1 e 2 Acima, Bem Como a necessidade de Dominar e Explorar OS To Us Link Para Sobreviver).
7b. Ifa Cosmovisão: A Violência E UMA Anomalia e DEVE Ser evitado . ESTAMOS Todos Ligados uns AOS To Us Link e prejudicar outra E prejudicar Automático. Uma adivinhação E USADO parágrafo evitar a Violência.
8a. Visão Científica do Mundo: Aqueles Que São INFERIORES devem Ser dominados POR aqueles Que São Superiores de para permitir que  OS Seres Superiores de para Sobreviver.
8b.Ifa Cosmovisão: Joe Cada Ser E hum Ser Único Aqui na Terra parágrafo cumprir hum Destino Único. Por ISSO, E Impossível comparar Dois Seres Humanos, Uma Vez Que foram criados parágrafo CADA cumprir Dois Destinos Diferentes. a Assim, Não PODE HAVER OU inferior e superior.
9a.Cosmovisão Científica.: A linearidade e Lei
. 9b Ifa Cosmovisão.: O Mundo e Não linear A linearidade E Realmente UMA Ilusão criada POR Ori.
10a. Cosmovisão Científica: A Vida é SOBRE Tomar Tanto Quanto se Pode, um Fim de permitir um  parágrafo Sobreviver
. 10b Ifa Cosmovisão:. Localidade: Não E Suficiente Para Todo Mundo Lá fóruns, Abundancia e Lei.

A Ideia de elenini Como a Manifestação de UMA Crença negativa realizada coletivamente enraizada nenhum dogma Localidade: Não E Difícil de trocadilho. Em Certo SENTIDO, E UMA DESCRIÇÃO dos preconceitos e viés detidas POR QUALQUÉR Cultura. Menos Fácil de trocadilho E o Conceito de that como Idéias TEM forma e substancia no Mundo. a Ciência NOS DIZ QUE O Universo E UMA onda gigante Sinal. 'em' TERMOS Simples, o Universo E hum Enorme clarão de luz branca. Soa Causam ondulações Nesta luz EO Cérebro interpreta  essas ondulações, Dando-lhes cor e forma .
Humano, o olho vê apenas cerca de Quatro por Cento fazer Espectro da luz mensurável Pela Ciência. Isto É Que significa uma grande maioria das Ações Dentro do Universo São Invisíveis Pará uma Percepção Humana. Tanto a Ciência Como Ifa postulado de que Vivemos em hum Universo múltiplas dimensionais; Realidades Alternativas existem AO Longo fazer Espectro de Luz Invisível. Universo Alternativo O Mais Próximo fazer Nosso E Capaz de capturar Pensamentos Coletivos. A crença coletiva de Elenini Torna-se forte o Suficiente uma Ilusão coletiva se manifesta  como UMA Entidade observável e com o ritmo PODE Levar como característica de um Ser Consciente. Pará que ESSA Ilusão manifesto Pará se Sustentar ELE Precisa se ​​Alimentar de Medo Humano, a hostilidade e a adrenalina Associada à Violência e morte.
Aqueles Que controlam OS NOSSOS Recursos Globais estão plenamente conscientes deste Processo e Envolver-se in rituais destinados a Aumentar AINDA Mais uma Independência e visibilidade de fantasmas invocados coletivamente. Elenini Neste NÍVEL de Manifestação São extremamente difíceis de dissipar e São frequentemente responsáveis ​​POR Aquilo Que PODE Ser descrito Como maldições de Geração. O Primeiro Passo Para a Consciência libertadora dos efeitos negativos destes Demônios E compreender a SUA Origem, parágrafo Que possam Ser Eliminados da Consciência indivíduo los hum esforço inicial de para bani-los do Mundo los Que Vivemos.
UM DOS anciãos nd Minha Família, Iya Oshungowuwa (Cricket Mãe) Fez como seguintes Observacoes SOBRE o fórum de DISCUSSÃO awostudycenter Que esclarece ESSE Conceito Complicado:

Eu tenho hum bom amigo Muito, John Livingston, ELE TEM UM local, e TEM UMA Feito extensa Pesquisa SOBRE "Entidade / Demons". He escreveu hum Livro Maravilhoso SOBRE O ASSUNTO do Ponto de vista de um Shaman. O Livro se Chama adversários Andam Entre Nós. ELE PODE Energias removedor externas, mas como criadas a Partir do interior, São intocáveis , uma Única Pessoa Que PODE se livrar DELES E uma Pessoa Que OS CRIOU. Ó Que significa Que a Pessoa tem que aceitar a Responsabilidade POR SUA Criação fazer elenini. Ifa Ira Ajuda-lo uma ESTA Energia identificar, Quanto Mais Você tentar limpar a Energia de forma inadequada Mais ELE TEM UMA Tendência a se mudar de uma forma. Só VOCE SABE O Que Você esta Fazendo, e VOCE PODE facilmente bloquear a Clareira se você Localidade: Não E Absolutamente clara e Verdadeira SOBRE Como / Por Que a Energia FOI CRIADO.
E UMA pílula Difícil de engolir, ESTAS energias PODEM movimentador de Objetos e Janelas Chocalho, e Fazer de Todos os tipos de Fenômenos Que To Us Link possam testemunhar, mas a Fonte E o Elenini Gerado POR UM individuo. Formas de Pensamento São Muito infecciosa, E POR ISSO Que eu Gosto de dobrar hum pouco Algo extras Minhas EM orações, parágrafo Que eu permaneça clara de Formas de Pensamento Infecciosas Que Localidade: Não se originam de UMA Fonte superior. Estou perfeitamente CIENTE de Movimentos Laterais POR ESTAS energias. è Como Pânico -. cativante E De nenhuma Maneira São essas Formas de Pensamento OU Entidades UMA Manifestação da divindade.
Existe hum conto americano nativo populares Que Diz:. Durante o andamento da Criação, havia muitas Formas de Energia que estavam em Nosso planeta Houve hum ritmo  Que havia um monte de Brigas Entre enguias SOBRE QUEM . tinha o Direito de Fazer O Que O Criador Disse: "E Hora de Você me mostrar SUAS intenções e PROVAR Que Voce TEM O Direito de Estar Aqui". Bem, como Energias Positivas TEM UM pouco preguiçoso e enguias Localidade: Não conseguiram Fazer O Processo Necessário Para Si. No entanto, como Otras energias ficou Ocupado e fez o Seu Caso e foram Bastante completo.  Encontro voltou, o Criador estava um pouco descontente. ELE esperava Que as Energias Positivos faria um forte Argumento.  Que Localidade: Não fez . Mas ELE tinha hum fraquinho POR enguias, e Disse Que ELE Localidade: Não Iria bani-los e abandonar o mundo novo, mas OS To Us Link foram à Direita eles especificamente declarado SUAS intenções , e, Bem, ELES ERAM bons Localidade: Não, mas  fizeram o sacrifício. O criador fez então o Julgamento. He Localidade: Não Iria expulsar como Forças Alternativas, mas ELE advertiu-os, enguias de:   
Não foram Autorizados a causar Danos  Livre arbítrio de qualquer  outra Energia. Se enguias foram descobertos Fazendo ISSO enguias deveriam Ser removidos imediatamente e nunca mais voltar a Este planeta Novamente.
Conforme Entidades ganhou o Direito de Estar Aqui. Se enguias interferem com o Livre arbitrio de QUALQUÉR outra Energia, devem submétrico-se um final de Descoberta e Ser Expulso e retornar AO Seu Lugar de Origem; . enguias JÁ Localidade: Não estão Autorizados a misturar-se com To Us Link Habitantes dEste planeta
. Portanto, Não E Surpreendente Que Voce Achar Que É Difícil de removedor o elenini Eu MANTER Aberta a possibilidade de que Haja Iniciados e anciãos, Que terá uma capacidade de ESTAS Expor elenini um SEUS CRIADORES Ifa, portanto, tornando Possível Para o elenini Ser Expulso com Mais facilidade.


O desafio de abraçar os Orixas como uma disciplina espiritual é o desafio de pisar fora de nosso condicionamento cultural, e fora da nossa programação de desenvolvimento em um esforço para compreender os princípios que informa o desenvolvimento de bom caráter, sem depender de dogma e da necessidade de criar Elenini como uma deflexão da tarefa de aceitar a responsabilidade por nossa vida.



Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Fios de contas

Fios de contas 
são colares normalmente feitos de miçangas coloridas de acordo com o orixá, Inkice, Vodun, cada fio de conta tem um significado, através do fio de conta é que se pode saber o grau de iniciação de uma pessoa do candomblé, e a que nação pertence. Nunca é feito com fio de nylon, é sempre feito com cordonê para absorver o axé do amassi e do abô feito de folhas sagradas a que é submetido e outros axés.
Na mitologia sobre a invenção do candomblé, os colares de contas aparecem como objectos de identificação dos fiéis aos deuses e o seu recebimento, como momento importante nessa vinculação. De acordo com o mito, a montagem, a lavagem e a entrega dos fios-de-contas constituem momentos fundamentais no ritual de iniciação dos filhos-de-santo, os quais, daí em diante, além de unidos, estão protegidos pelos orixás.
Feitos com contas de diferentes materiais e cores, esses fios apresentam uma grande diversidade e podem ser agrupados por tipologias de acordo com os usos e significados que têm no culto. Assim, acompanham e marcam a vida espiritual do fiel, desde os primeiros instantes da sua iniciação até às suas cerimónias fúnebres.
Pode ser chamado de fio de conta desde um fio único de miçangas até um colar com vários fios presos por uma ou várias firmas. A quantidade de fios pode variar de uma nação para outra na correspondência de cargos, pode ser feito de gomos intercalados com firmas. Na hierarquia do candomblé, toda pessoa que entra para a religião será um abiã e ficará assim até passar pela iniciação. Ao Abiã só é permitido o uso de dois fios-de-contas simples de um fio só, um na cor branco leitoso que corresponde a Oxalá, de acordo com a nação e um na cor do Orixá da pessoa, quando já tenha sido identificado, dessa forma pode-se saber que a pessoa é um Abiã e qual é o seu Orixá.
Um Egbomi usa diversos colares de um fio só, com contas na cor dos Orixás que já tem assentados e estas já podem ser intercaladas com corais ou firmas Africanas.

Tipos de fios-de-contas:
  • Yian/Inhãs: Fios de uma só “perna”, isto é, o colar simples de uma só fiada de missangas cuja medida deve ir até a altura do umbigo.
  • Delogum: Colares feitos de 16 fiadas de missangas com um único fecho cuja medida, como os Inhãs, vai até à altura do umbigo. Cada Iaô deve possuir, normalmente, um Delogum do seu orixá principal e outro do orixá que o acompanha em segundo plano.
  • Brajá: longos fios montados de dois em dois, em pares opostos. Podem ser usados a tiracolo e cruzando o peito e as costas. É a simbologia da inter-relação do direito com esquerdo, masculino e feminino, passado e presente. Quem usa esse tipo de colar é um descendente dessa “união”.
  • Humgebê/Rungeve: Feito de missangas marrons, corais e seguis (um tipo de conta).
  • Lagdibá/Dilogum: Feito de fios múltiplos, em conjuntos de 7, 14 ou 21. São unidos por uma firma (conta cilíndrica).
As Cores dos fios-de-contas de cada Orixá:

Exú – Contas Pretas intercaladas com Contas Vermelhas ou contas Cinzas.
Ogum – Contas Verde ou azul marinho
Oxóssi – Contas Azul-turquesa
Omulú – Contas Brancas Raiadas de Preto e Marrom
Jagun – Contas brancas rajadas de preto
Oxumaré – Contas verdes Raiadas de Amarelo
Ossaim – Contas Verdes rajadas de branco
Iroko – Contas Verdes intercaladas com Contas marron
Logun Edé – Contas Azul-turquesa intercaladas com Contas douradas.
Oxum – Contas Douradas ou Contas de Âmbar
Iemanjá – Contas Brancas translúcidas ou Contas de Cristal
Iansã – Contas Marrom ou Contas de Coral.
Obá – Cinco Contas Vermelho escuro intercalada com uma Conta Amarela, podem ser tipo cristal.
Ewá – Contas Vermelhas rajadas de amarelo
Nanã – Contas Brancas Rajadas de Azul marinho
Xangô – Contas Vermelhas ou marron intercaladas com Contas Brancas
Airá – Contas Brancas rajadas de marron ou vermelho
Oxalá – Contas Branco Leitoso.
Oxaguian – Contas brancas intercaladas com 8 seguís
Ifá    -  Contas verdes e marron

    Materiais usados para fazer o fio de conta
    • miçangas
    • contas de cristal
    • búzio
    • coral
    • coral da terra
    • azeviche
    • âmbar
    • prata
    • bronze
    • ouro
    Tipos de fio de contas
    • Brajá  é o fio-de-contas usado por Babalawos, Bokonon e outros sacerdotes africanos, no Brasil é usado por Babalorixás, Iyalorixás, Ogans,Ekedis, e pessoas de outros posto de graduação do Candomblé de todas as nações, é um símbolo de nobreza, status, senioridade,sapiência, jamais poderá ser usado por pessoas que não tenham cargo ou posto.
      Brajá é usado pelos filhos da cobra como são chamados os filhos de Dan, Dangbê, Bessém, Oxumarê, Hongolo, pelos filhos da terra como são chamados os filhos de Omolu, Obaluaiyê e por Voduns semelhantes e Nanã Buruku.
      Brajá representa as escamas da cobra ou serpente, representa a riqueza porque é feito com búzios abertos (que na África era usado como dinheiro ou moeda corrente), trançados com fios de cordonê, de um lado e de outro sobrepostos formando as escamas.
    • Humgebê Entre os Fon do Benim, existe o hunjevé, que é um colar de miçangas vermelhas normalmente de 12 fios, usado pelos vodunsis dos "voduns vermelhos", ouhunvé, tais como Heviossô, Dan e Loko em certas regiões, e henu-vodun como Agassu, Adjahutó, Bosikpon, Sava, Ohwee, Kpentinkon e outros.
      No Brasil pode ser chamado de hunjevé, humjébe ou humjebê, é composto de um único fio de miçangas na cor de ferrugem (entre o vermelho e marrom) intercaladas com contas de coral.
      É entregue ao vodunsi (rodante, que entra em transe) do candomblé Jeje na obrigação de sete anos "odu ejé" quando ele passa a ser um sacerdote na entrega do oyê. Somente os vodunsis tem o direito de usá-lo, Em determinadas casas é vetado o uso para ogans e ekedis.
    • Lagdibá é um fio-de-contas usado por Babalawos, Bokonon e outros sacerdotes africanos, no Brasil é usado por Babalorixás,Iyalorixás, Ogans, Ekedis, e pessoas de outros posto de graduação do Candomblé de todas as nações, jamais poderá ser usado por pessoas que não tenham cargo ou posto.
      Lagdibá é feito de chifre de búfalo cortado em rodelinhas formando pequenos discos, normalmente é de cor preta, usados pelos filhos da terra Omolu, Xapanã, Sakpatá e outros.
       Axé!


  

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...