sexta-feira, 29 de maio de 2015

HORTELA - A ERVA MULTI USO

A hortelã (Mentha spicata), também conhecida como hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas, hortelã-comum ou simplesmente hortelã, é uma planta herbácea perene, da família Lamiaceae (Labiadas), atingindo 30–100 cm. Existem inúmeras variedades cultivadas.
É uma planta originária da Ásia, mas é muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. Tolera bem diferentes condições climáticas, desde que não falte água. Em climas frios pode perder as partes aéreas no Inverno, sobrevivendo através dos seus rizomas, que só morrem se o solo congelar completamente.

Usos:
É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental. É uma das plantas mais usadas do mundo

É também utilizada como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopeias de muitos países da Europa. De entre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante estomacal, cominativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremores nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã também é usado como calmante. 
Em geral usa-se o óleo essencial ou uma infusão das folhas e sumidades floridas.

Os 8 Benefícios da Hortelã Para Saúde
Hortelã pode ser descrito como uma das ervas mais usados extensivamente no mundo da culinária. hortelã é conhecida por seu aroma único e acrescenta uma mistura de frescor aos pratos. A característica verde e vibrante da hortelã faz com que pareça ainda mais exótico. É amplamente utilizado como em gomas de mascar, vários anti-séptico bucal e creme dental. Várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces, molhos e muito, muitos pratos usam hortelã por causa do seu aroma. Ele também tem muitas propriedades medicinais e é conhecido por fazer maravilhas para o sistema digestivo. leia mais sobre os benefícios da hortelã Para saúde!

Benefícios nutricionais da Hortelã:

Os Benefícios da Hortelã
Hortelã tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele é uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína. É rico em Vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio.

Benefícios da Hortelã para as funções digestivas: A Hortelã ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilia em uma digestão eficiente. Ele aciona o funcionamento das glândulas salivares e várias enzimas digestivas, que ajuda na digestão. É amplamente consumida É quando uma pessoa sofre de dores de estômago e indigestão. Sabe-se que a Hortelã proporcionar um efeito de arrefecimento e alivia os tratos digestivos. Chá de Hortelã é frequentemente consumida por uma pessoa que sofre de prisão de ventre, pois é rica em fibras dietéticas que contribui com o movimento do intestino.

Benefícios da Hortelã para estresse: 
A Hortelã tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. Óleo de hortelã é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão. Muitos perfumes e sabonetes aromáticos também estão disponíveis, que ajuda a elevar o humor. Eles podem ser mantidos abaixo do travesseiro, a fim de obter um efeito relaxante e de uma Boa Noite de Sono.

Benefícios da Hortelã na Prevenção de resfriado: A Hortelã é consumida para prevenir muitas doenças respiratórias. É útil contra infecções de garganta. Seu cheiro forte ajuda na limpeza da traquéia e remove o bloqueio nariz e congestões respiratórias. e tem excelente benefcícios conta a asma por causa do seu aroma.


Benefícios da Hortelã para a pele: A Hortelã é muito benéfico para a pele. Tem propriedades anti-inflamatórias e é ante-pruriginosas; ele pode ser aplicado diretamente sobre as áreas que coçam. Ele pode ser usado como um purificador para remover a pele morta e podem ajudar a trazer brilho para a pele. O Hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. Ele pode ser aplicado para a acne e espinhas. Tem efeito calmante e refrescante que ajuda na prevenção de acnes.

Benefícios da Hortelã contra o Câncer: Menta restringe o metabolismo das células cancerosas. Ele contém álcool perílico que limita o crescimento de células cancerígenas. O câncer de próstata pode ser prevenido pelo seu consumo, pois ajuda a desestabilizar a estrutura do DNA. Os carotenóides e retinóides também estão presentes na hortelã que é útil contra câncer de fígado.
No Candomblé: Bastante usada na culinária sagrada. Entra nas obrigações de (Ori) cabeça alusivas a qualquer orixá. Participa do abô dos filhos-de-santo. 

Outros Benefícios da Hortelã para Saúde:
Hortelã é conhecido como um limpador de sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e é útil para eliminar os resíduos corporais.
Hortelã foi usado para a saúde oral. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas.

Chá de hortelã – Benefícios e para que serve! 
O chá de hortelã é o sabor favorito para muitos bebedores de chá. É comumente associado como refrescante em tempos de calor. Além de ser muito saboroso, também existem muitos benefícios para quem beber chá de hortelã. Entender esses benefícios para a saúde pode ajudá-lo a aproveitar melhor chá de hortelã para que você possa melhorar a sua saúde. Mas não se esqueça: nenhum tratamento começa bem se você não conversar com seu médico primeiro. Ele te ajudará te encaminhando para os melhores tratamentos e cuidados com a sua saúde.
Aliviar problemas de estômago Hortelã é considerado eficiente contra problemas de estômago e pode ajudar com a síndrome do intestino irritável, náuseas, dores de estômago, diarreia ou constipação. As pessoas muitas vezes acham mais fácil consumir chá de hortelã porque ele não contém açúcar, já que balas de hortelã podem irritar ainda mais o estômago.

Ajuda na digestão Hortelã age como um carminativo refrescante que ajuda a aliviar a dor no trato digestivo, ajudando os gases a se moverem através de seu estômago e intestinos depois de ter comido. Em muitas culturas, hortelã será servido depois de ter comido para promover o fluxo de bile para que o seu corpo vá digerir os alimentos mais facilmente.
 Aliviar náuseas, febre e tosse Especialistas afirmam que as folhas de hortelã podem criar um chá que vai ajudar a manter a náusea longe e sanar um estômago “nervoso” ou enjoado que muitas pessoas sentem ao viajar em um carro, avião ou barco. As qualidades antiespasmódicas do hortelã pode ajudar a prevenir o vômito, que muitas vezes vem com náuseas ou dores de estômago nessas condições. As propriedades analgésicas do chá podem ajudar a acalmar e relaxar os músculos do estômago e do intestino, ajudando também com problemas relacionados a estes órgãos.
 Impulsionar o sistema imunológico Muitas pessoas consomem chá de hortelã quando eles estão sofrendo com gripe ou resfriado, pois é rico em cálcio, vitamina B e potássio, que pode dar o sistema imunológico um impulso. Alguns afirmam que beber chá de hortelã pode ajudar a manter os casos de asma leve sob controle, embora os profissionais médicos duvidam desta informação. Estes ingredientes podem ajudar a aliviar os sintomas da sua doença e impedi-lo de ficar doente no futuro.

Bom Chá!!


Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Site: https://www.pairicardodelaalu.com/
Skype: Ricardo de Laalu

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...