terça-feira, 15 de novembro de 2016

O QUE É SER UM BABALORIXÁ / YALORIXÁ

O significado e tradução do titulo Babalorixá é "pai dos segredos do Orixa";
Baba =pai;  Olo= segredo; Orisà =Orixá.
Yalorixá é "mãe dos segredoS do Orixá",
Ya = mãe; ola= segredo;  Orisà = Orixá.
Escrevo Baba/Yalorixa com "X" porque no vocábulo português não tem a letra S com pontuação em baixo que da o som de X como no Yoruba.
O babalorixa ou yalorixa não é pai ou mãe dos Eleguns, ogãs e ekedys e principalmente não são reis ou rainhas, eu com certeza não sou, rsrsrs...
Ogã= auxiliar, são os auxiliares na casa para tudo, fazem muito alem de apenas tocar Atabaque e cantar, eles são encarregados de todo trabalho pesado e intelectual em uma casa de Axé e com o passar dos anos se merecer pode ganhar algum titulo sacerdotal, EX: Alabé; Um Ogã não é "pai" é também um mero sacerdote e merece respeito pelo seu posto.
Ekedy= sem tradução, são também auxiliares e diversos assuntos dentro de uma casa de Candomblé e com o passar dos anos se merecer podem receber um titulo, Ex; Yamorò; Uma Ekedy não é "mãe"  é também uma mera sacerdotisa e merece respeito pelo seu posto.
Um(a) babalorixa/yalorixa são sacerdotes/ministros religiosos e como tão merecem respeito, respeito é não veneração ou submissão.
 Somos uma família no Candomblé? R: Sim, somos mas no sentido figurado, devemos nos ajudar mutuamente é não nos unirmos para venerarmos um "pai/mãe de santo" afinal 'pai/mãe," acho desproporcional toda a pompa e cerimonia que se faz para a chegada "da comitiva" de algum sacerdote, comitiva e uma aparato real e não sacerdotal, reitero, "respeito" não é submissão ou veneração.
Hoje virou moda recebermos convites (que agora só chegam via Facebook ou Whats) com os dizeres "Fulano de tão e sua comitiva junto com fulano o convidam," qual o sentido de se auto-proclamarem reis/rainhas!?
Os Orixás são os únicos que devem ser venerados e obedecidos, são eles nossos pilares, nossa energia, nossos Deuses ou se preferirem nossos "REIS E RAINHAS".
Sou Babalorixá a 9 anos e não aceito que os Eleguns me tratem como realeza ou mesmo me tenha o mesmo respeito que tem com seus pais, afinal sou apenas o líder religioso deles até o dia que eles quiserem e minha palavra nunca será maior que a de seus pais ou a de seu próprio Ori e Orixá.
Uma casa de Candomblé deve funcionar como uma cooperativa onde todos tem tarefas, obrigações e benefícios, o sacerdote é o coordenador de tudo e não deve ser um DITADOR, um verdadeiro líder deve sempre perguntar, ouvir, pedir sugestões, criar um conselho interno para que todas as decisões sejam levadas a votação para que assim todos sintam-se contemplados e parte integrante da "família", o pensamento de que "A CASA É MINHA E SOU EU QUEM MANDA" não cabe mais nos dias atuais, um Elegun não pode mais ser tratado como um escravo, sem direito a falar; "eu faço como fizeram comigo" não pode mais ser feito!!
O grande numero de adeptos das religiões que estão migrando para o cristianismo é devido as suas desilusões e um dos motivos é o fato de ter sido por muito tempo tratado como um servição ou como um "caixa eletrônico" pelos seus sacerdotes, sei que muitos defendem o que acreditam ser tradição mas há sim muitos erros que não podem mais ser repetidos, fomos todos irmão e assim devemos nos tratar, com cordialidade, respeito e cooperativismo para o crescimento de nossas religiões e fortalecimento de nossa união.
Um Babalorixa ou Yalorixa não são orientadores ou conselheiros, eles não são psicólogos ou terapeutas, não são preparados para isso é não devem exercer tais funções. a obrigação de um sacerdote é o de ouvinte e transmissor dos Orixas, se uma neófilo precisa de orientação o sacerdote tem o dever de pergunta através do Oraculo o que o Ori e o Orixa da pessoa o orienta, e se possível no momento que o Omo precisa e não quando lhe da vontade, o sacerdócio é um oficio, um obrigação e um carma é não um dom, nascemos para servir e não para sermos servidos!!
Um(a) sacerdote não é e nunca será maior que um Orixá muito menos mais "velho", quando iniciamos um novo neófilo no culto fazemos o processo de renascimento onde o neófilo de modo figurado morre da vida profana e renasce para o sagrado e nesse ritual ele é apresentado a seu novo guardião e passa a ser um Yawo, um noviço, ele é não o Orixá ao qual foi iniciado, então e imoral um Orixá incorporado em um elegun se prostrar diante de um sacerdote, quem da Abobà (encosta a cabeça no chão em forma de reverencia) para um sacerdote é o omo Orixá, no caso sempre faremos isso diante de nosso sacerdote e não o Orixa; somos nos que SEMPRE DEVEMOS NOS PROSTRAR DIANTE DOS ORIXÁS.
Não estou aqui pregando o anarquismo, apenas expondo minha humilde opinião sobre o assunto, esse é meu ponto de vista e não ha imponho a ninguém, acredito totalmente no poder de transformação que meu Baba Exu provoca na vida das pessoas e isso me mantem firme como sacerdote do Candomblé!!

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Site: https://www.pairicardodelaalu.com/
Skype: Ricardo de Laalu

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

OMO (FILHO) OBALUAIÊ /OMOLU




Neste post iremos conhecer um pouco mais sobre os Omos Orixas, pessoas que ao meu ver e escrito no ultimo post são a peça mais importante nas religiões de matriz africana. Iremos conhecer as características dos filhos do Orixa e guerreiro Ogum!!

O arquétipo psicológico associado aos omos (filhos) de um Orixá é a síntese das características comportamentais que fazem parte de cada Orixá e que são atribuídas aos seus filhos. Não deve ser encarado como camisa de força que limite os seres humanos, mas guias de comportamento. Essas guias de comportamento ou matrizes, são os Orixás.

Os filhos de Atotó são extremamente organizados,espiritualizados e que levam e tratam as coisas com seu devido respeito e cuidado.São pessoas sinceras que conseguem se colocar no lugar do do outro e estão sempre em busca da harmonia e do bem estar das pessoas.
São extremamente alegres, perseverantes, pacientes e amorosos, tiram a roupa do corpo para agradar uma pessoa, tratam o dinheiro pelo lado do prazer, da satisfação.
Extremamente fiéis a uma causa. A justiça para os filhos de Obaluaê não é a dos homens e sim a de Deus (Olorun), super limpos e vaidosos, ao contrário de muitos arquétipos, são na maioria muito bonitos, se não fisicamente, são espiritualmente e ainda tem grande afinidade pela atração que exercem nas pessoas. Tem uma capacidade mental atualizada ao seu tempo, raramente adoecem e quando acontece se recuperam mais rápido ainda.
As pessoas de  Obaluaê têm a tendência da mudança propriamente dita, para qualquer coisa que desejarem, parecem dançar Opanijé o tempo todo, procurando por tudo. Trabalhadores incansáveis,  filhos de  Obaluaê numa roça fazem de um tudo, apenas não os magoem nem os tratem com indiferença, ciumentos são capazes de exageros, se sentem incompreendidos e, muitas vezes não sabemos o que lhes causam repentinas depressões.
Os filhos de  Obaluaê têm o dom de curar, revelando-se grandes médicos e dedicando a vida à caridade, mas devem ter o cuidado especial com a saúde, visto que são propensos a sofrer com doenças de pele e problemas nas pernas e colunas. São sempre inclinados a socorrerem os fracos e os doentes. Gostam de lugares noturnos e de viver isoladamente. De um modo geral são de caráter doentio. São vias de regra da casa, de sonhos enfadonhos, são sinceros e não recuam nas decisões que tomam. Geralmente de algum defeito físico, tem algum sinal aparente.
São pessoas sérias, muito misteriosas e um tanto discretas. Costumam ter poucos amigos, porém conhecem muita gente pelos relacionamentos profissionais que estabelece ao longo de suas vidas. Muitos consideram que aparentam ter mais idade do que verdadeiramente possui, isso porque, além de serem pessoas bastante caseiras, são tímidas e introspectivas. Vivem em seu mundo. Tudo o que traz algo de oculto e místico os atrai. Gostam de estudar coisas misteriosas, meditação, banhos de cheiro, enfim, tudo o que mexa com as forças do universo, faz parte de sua vida. São admirados pelo seu grande poder de decisão. Diante de um problema não se deixam abalar. Analisam tudo muito bem e mesmo quando todos dizem que não vai dar, eles encontram a solução
Filhos do Sol e da Terra de Orixá vivo, os filhos de  Obaluaê são maravilhosamente despretensiosos. Um tanto radicais, podem mudar de opinião de uma hora para outra. Também, céticos em sua fé, intuitivos, andarilhos e aguçados.
Pontos positivos:
  •  Geralmente são pessoas honestas e extremamente trabalhadoras.• Em geral, são econômicos, parcimoniosos e previdentes.
  •  São dedicados à família e aos amigos.
  •  Em geral gostam de conhecer a vida das pessoas e aconselhá-las.
  •  Geralmente ajudam as pessoas, com muitas restrições.
  • São extremamente dedicados aos animais e causas ecológicas, muitas vezes envolvendo-se com causas humanitárias.
  • Em geral, são fiéis aos relacionamentos e amizades.
Pontos negativos:
  • Extremamente pessimistas e teimosas 
  • Adoram exibir sofrimentos, 
  • Deprimidos e depressivos
  • Freqüentemente podem ser sovinas e mesquinhos.
  • São rabugentos.
  • São amargos 
  • Freqüentemente são desconfiados, briguentos e vingativos.
  • São extremamente feiticeiros e perigosos.
  • Muitas vezes se esquecem de si mesmos, vivendo em condições de sujeira e miséria.
No amor:
O HOMEM DE OMOLÚ/OBALUAIE – Grande companheiro que faz de tudo para se “entender” com quem ama. Este é o homem que transmite segurança e tem relacionamentos sólidos. Não são de “enrolar” a pessoa amada e geralmente são muito fiéis. Não é o tipo de homem que se encontra em lugares agitados e pode ser um pouco monótono para companheiras (os) que gostem muito de se aventurar em baladas, por exemplo. Mas, geralmente os filhos de Omulú/Obaluaiê são muito responsáveis e esperam a mesma responsabilidade de quem amam, ou podem começar a sofrer muito pela falta de segurança no relacionamento, nutrindo grandes ciúmes de quem está ao seu lado. Homem difícil de prender através de amarrações de amor, pois geralmente têm a “alma de solteirão”.

A MULHER DE OMULÚ/OBALUAIE – As filhas destes orixás geralmente tem temperamento muito forte, não tolerando que a pessoa amada a trate mal, pois não aceita qualquer tipo de dominação. São boas amantes, mas podem se tornar extremamente ciumentas. Se sentirem confiança na pessoa amada entregam-se de coração e são companheiras muito fiéis e dedicadas. As filhas do Omulú/Obaluaiê podem ser muito inovadoras na arte do amor se forem bem cativadas.

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Site: https://www.pairicardodelaalu.com/
Skype: Ricardo de Laalu

AMARRAÇÃO OU UNIÃO AMOROSA



Amarração ou união amorosa existe, é verdade que traz a pessoa amada de volta, isso funciona mesmo?
São muitos duvidas quanto a esse tema mas posso afirmar que "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar".

Você muitas vezes não tem a resposta para esta pergunta, sua cabeça está confusa demais e a única que você pensa é que quer esse amor de volta, "custe o que custar"! Será que não deu certo por você amar demais? Será que foi falta de atenção? Ou foram as falsas amizades? Será que fizeram feitiço para nos separar? O motivo é importante você saber para pensar sobre tudo o que lhe ocorreu, mas principalmente para que possa deixá-lo de lado daqui para frente principalmente quando você conseguir seu amor de volta.


Qual a diferença entre amarração e união amorosa?
Muitos nos procuram para fazer uma amarração mas não sabem o real sentido disso. Amarração significa literalmente amarrar espiritualmente uma pessoa a vc, mesmo que não ajá amor, e para isso usasse de magia negra, com espíritos de baixa vibração, Kisumbas e alguns Demônios, essas energias são malignas e irão prejudicas a ambos, pois se alimentam, da frustração, magoa, rancor, inveja, depressão e do ódio, são energias sugadoras e podem levar as pessoas a doenças e até a morte!
União amorosa, só funciona quando uma pessoa ama a outra e essa tem ao menos algum sentimento por ela, muitas pessoas se amam mas são melindrosas e por qualquer motivo fútil acabam com a relação, ou aparece uma terceira pessoa e confunde tudo, a separação pode ocorrer por feitiço de uma terceira pessoa, ou cobranças espirituais de um dos dois, também uma grande discussão acaba gerando uma magoa e causando a separação, e nesses casos o trabalho de União Amorosa funciona, pois é utilizado a energia e o amor dos Orixás para que ambas voltem a se amar e viver bem novamente, sem perigo de cobranças futuras, pois é a magia do amor que os uniu!


É possível conseguir seu amor de volta?

Se você tem fé no seu amor, nas forças dos Orixás e nas energias do bem que regem esse mundo, então você está no lugar certo! a vários tipos de trabalhos espirituais, mas todos eles são realizados a favor do amor, o seu amor pela pessoa que se foi e amor pelas boas energias que regem esse mundo além do principal que é o amor Divino, não importa o que você procura seja a magia, amarração, simpatias, orações, enfim tudo é valido pelo poder da nossa fé e estaremos determinados a conseguir o que tanto deseja.

Trazer um grande amor de volta é o desejo de muitas pessoas que não souberam aproveitar o momento com a pessoa amada, quando se ama o amor se torna prioridade em nossas vidas, e nós entendemos que todo mundo merece uma segunda, uma terceira até uma quarta chance e é para isso que aqui estamos, para te ajudar, pois acreditamos em você, acreditamos no seu sentimento e na sua vontade de ser feliz junto a quem se ama.
Historia de ficção:
Com o tempo, Sandra coletou informações a respeito de Marcelo com os colegas: estava recém-separado, tinha um filho pequeno e morava na Mooca. Durante o expediente, Sandra sempre dava um jeito de encontrar com Marcelo; no café, no elevador, na saída, e recebia sempre um “Oi!” simpático dele, porém, infelizmente, desprovido de qualquer outra intenção.Sandra descobriu com uma amiga da empresa que Marcelo era taurino com ascendente em sagitário. Também seguia Marcelo pelo Facebook, claro, e descobriu onde ele fazia aula de tênis. Sim, Sandra estava obcecada: “Será que Marcelo está saindo com alguém? Será que ele é gay? Por que ele não me dá bola?”. E, em meio a essas divagações, um investimento de três meses focados neste homem, pensando neste homem e sonhando com este homem se passaram e nada de Marcelo se interessar por ela. Um dia, Sandra enfrentou sua timidez e resolveu ser clara: “Marcelo, que tal um chopp hoje depois do expediente?” . E Marcelo secamente respondeu: “Nossa, que legal! Pena que hoje já tenho compromisso. Valeu!”.  O sangue de Sandra subiu todo pra cabeça. Ela estava decidida a conquistar o moço, afinal era uma mulher bonita e bastante paquerada.
Inconformada e desgraçada da cabeça, Sandra resolveu tomar uma atitude radical do tipo “partir pra ignorância”. Foi a um Pai de Santo e pediu para fazer uma amarração: “Se vira, amigo. Eu quero esse homem!”. Ela fez um cheque de 12 mil reais para que o tal Pai de Santo comprasse o “material” para o trabalho e foi embora. “Agora vai!”, pensou. No dia seguinte, tudo continuava como antes, exceto pelo fato de que Marcelo passou pela porta de sua sala e deu um “Bom dia!”. Nada mal, mas nada bom também. Quatro dias depois, porém, Marcelo a convidou para finalmente tomarem um chopp. Sandra estava radiante, pois a tal amarração tinha funcionado. Os entidades estavam dispostas a fazer Sandra feliz, pelo menos era o que pensava. Na mesma noite, os dois ficaram juntos e dormiram juntos. Um sonho! Marcelo foi carinhoso e perfeito com Sandra. Tudo mudou, realmente. Marcelo até ligou no dia seguinte… E em todos os outros dias da semana também. E em pouco tempo ele já estava lhe cobrando coisas e querendo saber com quem ela falava pelo Whatsapp e em dois meses ele se transformou num MALA, violento, possessivo, chegou a agredi-la em um momento de loucura descontrolado pelo ciume. 
Sandra voltou ao Pai de Santo e pediu para que ele desfizesse a amarração: “Não é possível!”, o Pai de Santo respondeu. “Peça para as entidades o direcionarem pra outra mulher! Ligue para as entidades agora e fale pra elas que eu pago o dobro!”. O Pai de Santo falou que com estas coisas não se brinca, pedido feito é pedido aceito. Ela não queria o homem? Lá estava ele ligando mais uma vez enquanto ela estava na consulta. O homem que Sandra idealizou não era esse. E, muito provavelmente, ele sempre foi esse xarope, com amarração ou sem. Sandra teimava em encaixar qualquer um nos seus sonhos, teimava em encaixar o que ela acreditava como perfeito em qualquer um que conhecesse.   Então agora ela sabe que primeiro tem que se ter certeza se realmente ama a pessoa e está disposta a passar o resto da vida com ela!!
Você deve estar lendo e perguntando o que é preciso fazer para trazer o meu amor de volta e ser feliz novamente?
Se você acredita que esse é seu caso, venha fazer uma consulta espiritual para averiguar o que pode ser feito em relação à sua vida amorosa, pois nós acreditamos que podemos trazer seu amor de volta, mas queremos saber se você também acredita que pode realmente tê-lo de volta!
Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Site: https://www.pairicardodelaalu.com/
Skype: Ricardo de Laalu

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...