segunda-feira, 19 de junho de 2017

ABIAXÉ


 Àbíaxé é a pessoa que recebeu todo o axé de feitura ainda na barriga da mãe, ou seja, quando a mãe esta recolhida para ser iniciada, ela esta grávida sem saber ,aí esta criança ao nascer ser denominada de Àbíaxé, não precisando, portanto ser iniciada, pois, como dizem “nasceu feita”.
 Àbíaxé é uma questão muito comentada dentre a comunidade candomblecista, pois muitas casas aceitam esse termo e outras não. A feitura busca energia em diversos rituais* rituais esses que a mãe passa, mas o filho não, ele só está compartilhando a energia e não mergulhando nelas como a mãe. Mas repetindo isso é uma tese defendida ou não por casas de Axés. Mas de fato, depois da criança passar por todo esse processo com a mãe, ainda há ebós e  Assentamentos, etc. que essa criança vai passar
Indiretamente Ogans e Ekejes são Abiaxés, pois quando nascem ja trouxeram com eles uma energia iniciatica sob esse ponto de vista fica mais fácil  entender o termo Àbíaxé.
A criança recebe todos os fundamentos que a mãe receber, independente da qualidade de Orixa, nascendo (feita), carecendo apenas da confirmação, as quais seguem as mesmas ritualísticas do primeiro caso de abiaxé. Não basta estar na barriga da mãe para ser Abiaxé, é necessário que sejam feitas coisas para a criança ser abiaxé, caso não receba nada e só tenha estado na barriga da mãe não será abiaxé.
Na Obrigação de 1 ano esta criança estará de fato iniciada por completa.



Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...