quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bolonã ou Rodain (Bolar no santo)


   
Bolonã ou Rodain;

Bolonã nome dado no Jeje e Angola, e Rodain no Ketu/Nago são rituais muitos parecidos com uma mesma finalidade.


O QUE É BOLONÃ?
Bolonã é um ritual, que hoje em dia e pouco utilizado na maioria das casas de Candomblé, porem de suprema importância. Serve para confirmar se o futuro iniciado será um Yiawo (se bolar) ou Ogan ou Ekedy (se não bolar) e também para confirmar o Orixá da pessoa, o Bolonã e o ÚNICO ritual confiável e sem erro para descobrir o Orixa do futuro Yiawo, não se confirma Orixa de um Yiawo através do jogo de Búzios ou Opele e muito menos através da Cabala da data de nascimento. Hoje em dia a algumas casas que mesmo se o iniciado não bolar ou incorporar o raspa e faz a pessoa com Yiawo e passa a ser chamado(a) de Oloyé.
O ritual é feito com uns cânticos e toques  específicos  de Bolonã para cada Orixa, aonde a pessoa que vai se iniciar passa primeiro pelos ebós específicos, depois o Bori e só na hora em que ela tem que se recolher para o Roncô e realizado o ritual do Bolonã, antes desse ritual não se deve afirmar qual é o Orixa em que a pessoa será iniciada para evitar erros de interpretação.
Pessoas de cargo do Ilé, tocam, cantam, gritam, saúdam os Orixás um á um a começar por Exu e termina com Oxalá  até a pessoa desfalecer (BOLAR) na hora que o toque e cântico se referir  a divindade dela.

BOLAR NO ORIXÁ
Bolar é a uma das primeiras manifestações de um Orixá em pessoa, podendo acontecer geralmente de forma bruta e sem qualquer tipo de previsão ou apontamento para o fato.
Normalmente é um fato que acontece durante uma festa de Orixá, não se restringindo a só a acontecer nas casas de santo, podendo a acontecer a qualquer lugar, a qualquer momento na vida de uma pessoa, a pessoas que devido ter uma auto grau mediúnico bolam no santo em qualquer lugar, no meio da rua e acaba sendo diagnosticado como queda de pressão ou sem explicação dos médicos.
As vezes é comum ao se cantar para um determinado Orixá; a pessoa é vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente aparentemente desmaiada.
Este momento é visto como um apelo ou um pedido do Orixá à iniciação. Bolar vem de embolar, e é uma formar alterada do yorubá Bólónan (Bó, cair + lónan, no caminho).
Bolar é o mesmo que perder a consciência. É quando a energia de um Orixá passa perto de uma pessoa que não está preparada para receber tamanha carga, sendo assim está pessoa cai desfalecida, esse fenômeno é chamado de BOLAR NO ORIXÁ.
Na verdade, O ato de Bolar é uma declaração pública de que aquele determinado Orixá quer a iniciação da pessoa, uma forma de chamar a atenção. Mas vale lembrar, que quando está bolado no Orixá não quer dizer que a pessoa esteja manifestada no Orixá, na verdade alí e o adormecimento dos sentidos corporais (desmaiada), mas Orí está acordado.
A PESSOA QUE BOLAR TEM QUE INICIAR NO ORIXÁ ?
Não, se iniciar no Orixá é uma escolha pessoal, sua!
E mesmo que opte por se iniciar não precisa ser na casa onde aconteceu, porque o fato de Bolar significa que o Orixá te escolheu, mas não tem nada a ver com a casa, sempre pesquise bem antes de se iniciar poie infelizmente por falta de um órgão regulador qualquer um pode se intitular sacerdote e abrir uma casa de Candomblé!!
O Orixá manifesta a necessidade daquela pessoa por uma iniciação, mas não obriga ninguém a se iniciar. ( leia sobre iniciação em outra postagem nesse blog).
Quando a pessoa é acordada deste estado, lhe é contado o que aconteceu e dali pra frente às decisões a serem tomadas partem dela, iniciar ou não!
Orixá não obriga e nem "cobra" ninguém a nada. Essa história de que se bolar tem que sair raspada do barracão pois pode morrer é mentira, pois o Orixá entende que a pessoa tem que ajustar a vida aqui fora, levantar o dinheiro e se preparar  pra entrar em Roncó, pois a iniciação deve ser realizada com total consentimento e concordância do iniciado com alegria e amor por renascer para uma nova  vida através do Orixá é para evitar futuros arrependimentos e pior o abandono da pessoa.
Quando a pessoa bola durante um festa de orixá ela é coberta com um pano branco e ela é carregada para o interior da Casa. Lá é desvirada (acordada ou despertada) e comunicada do acontecimento. Se desejar, já permanecerá para a iniciação e seus familiares e futuros irmãos de santo farão os preparativos. Na maioria das vezes, volta para casa, ficando o assunto para ser decidido mais tarde.
Se a pessoa mesmo tendo bolado não desejar se iniciar é recomendado que para não sofrer perseguição de energias negativas devido sua mediunidade e desequilíbrio energético fazer uns ebós e o Bori (alimentar a cabeça)para poder continuar sua vida normalmente.
Se permanecer no terreiro, será na qualidade de Abíyán, uma aspirante (recém-introduzida dentro do culto ou aquele que não iniciado como Elegun "feito de Orixá").




Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...