quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Ojubó


           Resultado de imagem para Ojubó
Quando se aprende o que é um Sistema de Ojubó, se aprende a ver que energia não deve ser dividida e sim somada, ou seja devemos nos Unir.
As pessoas são mais fortes juntas e não separadas.
Como diz o dito popular ¨A união faz a força”.
Esse é o grande mistério que diferencia eu receber meu orisà aqui no brasil, e um Elemaxô (sacerdote de oxalá) receber este ancestral na Nigéria.

Aqui cada um cuida de seu orixá individual, o qual nasce dentro de nós “deus interior que nasce na figura de um ancestral divinizado” que aos poucos cresce e se fortalece dentro de nós, na Nigeria o Ojubó é o local (unico) de comunhão ao Deus, donde provem a energia de todas as cabeças (único Igbá), Igbá coletivo e não individual.
Lá o Deus (em dia de festa) escolhe um único filho para se apossar de seu corpo para ser reverenciado durante os 21 dias do festival.

Aqui encontramos uma partícula deste Orixa dentro de nós, e se nos permitirmos renovar nosso axé encontraremos mais força para este Deus se manifestar em nossas vidas. 
Como aqui cultuamos os Orixas em sua particularidade, caminho especifico, (qualidade), EX: Exu Laalu, Exu Ajilu, Ogun Onire, Ode Ibualamo, etc., plantamos a partícula dessa qualidade dentro do neófilo e por isso temos que montar um iba individual com todos os outros Orixas que compõe esse determinado caminho. O Ojubo no Candomblé se resume ao Orixa patrono da casa e aos Orixas do portão.

Em minha casa temos Ojubó de Esú e de Ogum no portão é todos podem entrar e fazer seus pedidos e agradecimentos.


Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...