terça-feira, 16 de agosto de 2016

OMO EXÚ (FILHO)



° Arquétipo de um omo Exu
Muito se escreve e fala sobre o Orixás, suas particularidades, suas energias, suas qualidades ou Epítetos, há muitos Itãs, Orikis e claro muitas cantigas para louva-los. Muito se escreve e fala sobre o Candomblé, Umbanda, Jurema, Batuke, Ifá, cultos a Yiamim e babaegum, todos tem muito a dizer é a ensinar sobre todos esse cultos ou religiões como preferir, famílias, nações, dialetos e cânticos, etc. mas pergunto e as pessoas? O que seria de todos esse cultos e religiões sem a pessoas?
Quem faz o Candomblé não são o Orixas, até porque foram as pessoas que criaram o Candomblé e demais cultos, os Orixas não precisam de nada disso, somos nós que precisamos, somos nos que dependemos desses cultos e dos Orixas não eles; Então porque não falamos da peça mais importante no Candomblé "NÓS"!!
Neste post falarei dos Omos  Exú (filhos), omos esses tão enigmáticos como o próprio Orixá.
O arquétipo psicológico associado aos omos (filhos) de um Orixá é a síntese das características comportamentais que fazem parte de cada Orixá e que são atribuídas aos seus filhos. Não deve ser encarado como camisa de força que limite os seres humanos, mas guias de comportamento. Essas guias de comportamento ou matrizes, são os Orixás.
Os Omos Exus são muitos enigmáticos, trazem em sua personalidade toda a complexidade da personalidade de Exu, Exu é o único Orixa que anda por todas as terras, nações, tanto no Orun como no Ayé, Exu se veste com todas as cores de acordo com a ocasião e local, nas terras Fun Fun veste branco, etc. Seus omos não são diferentes, podem até ter uma cor de preferencia mas não tem nenhuma que não vistam se necessário e se sintam bonitos e atraentes, precisam  estar sempre em atividade para poderem liberar toda a energia que possuem. Possuem muita tendência à espiritualidade; são fiéis fervorosos que esbanjam muita fé.
Um omo Exu não tem apenas uma característica especifica, ele carrega um pouco da característica de todos os Orixas; Um Omo Exu, tem a comunicação e a politica de Exu, a ira de Ogum, a truculência de Oxossi, a impaciência de Ossaim, a brutalidade de Omolu, a inteligencia de Oxumare, a ranzinze de Nanã, a esperteza de Yewa, a doçura de Oxum, a sedução de Logum, o descontrole de Oya, a força de Oba, a majestade de Xango, a bondade de Yemanja, a astucia de Oxanguian e a justiça de Obatala; Tudo devidamente dosado e usado quando necessário, um omo Exu dificilmente e passado para trás e quando acontece o culpada é desmascarado e devidamente punido por Exu. 
São bem humorados mas se irritam fácil, gostam de comer é de tudo, são bonachões e amorais, gostam de privacidade mas se metem na vida e nos problemas dos outros facilmente, não gostam que mintam pra ele podendo terminar uma amizade ou relacionamento de longa data por conta de uma mentira, são sensuais e dão mais valor a um bom sexo do que a beleza física do parceiro, gostam de festas mais sempre ficam de canto sozinhos, se uma pessoa lhe é solidaria e verdadeira são fieis a ela eternamente!!
Ser omo Exu não é tarefa fácil ou um privilegio como muitos falam por ai, Exu e um Orixa pouco tolerante a erros ou fraquezas mundanas, não permitindo assim que seus omos sejam mentirosos, maldosos, trapaceiros ou mal caráteres, um omo Exu não pode desejar o mal a ninguém, enganar ou trair correndo o risco a duras punições. 
Exu e ciumento e possessivo , não permitindo em muitos casos que outra divindade ou entidade encorpore em seu Elegun mas o mesmo deve reverenciar todos os Orixas.
Exu sempre recompensa a seus omos dedicados!

Moléstias que são propensos a ter.
Os  filhos  de  Exu são propensos  normalmente  são assolados por  uma forte dor de cabeça, crescem, vivem e  morrem  com  ela ,possuem  também  sérios  problemas no fígado, coluna e estomago.Devem evitar bebidas alcoólicas.

 Na parte exterior do corpo  carregam um  sinal , como a  marca do  Orixá , sempre nas mãos, pés  ou olhos.

No amor:
O HOMEM DE EXÚ – Orixá do sexo, da procriação e da fertilidade, faz da personalidade dos filhos homens do orixá Exú terem um enorme poder de sedução. Mas justamente por ser muito sensuais, terão relacionamentos amorosos com grande variedade de parceiras, não importando em nada com fidelidade. Trabalhos espirituais de afastamento de rivais geralmente são necessários para afastar o grande número de concorrentes. O melhor de tudo é que o homem filho do orixá Exú dificilmente se afasta definitivamente das mulheres com quem manteve relacionamentos amorosos e sexuais. Assim, os homens filhos de Exú são os mais fáceis reconquistados, principalmente se o relacionamento teve êxito sexualmente.
 A MULHER DE EXÚ – A personalidade da filha do orixá Exú a faz dotada de muita sensualidade, como os filhos homens. Mas geralmente suas filhas não gostam de exibir essa qualidade e tentam escondê-la através de uma personalidade tranquila e alegre, mas reservada e contida sexualmente. A segurança emocional é tudo para a filha do orixá Exú e ela só deixará sua sexualidade aflorar por completo se sentir-se confiante no parceiro. Mas, de modo geral; as filhas mulheres de Exú são pouco menos sensuais que seus filhos nos relacionamentos amorosos.

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...