quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Màrìwò

O Màrìwò (Igi Òpè) é a folha do Dendezeiro que para o Candomblé e uma planta sagrada.
O Màrìwò é encontrado nas portas e nas janelas do terreiro para proteção e para identificar como espaço sagrado é assim Ogum não atacara na sua Ira e também no assentamento e nas vestes do orixá Ogún e de Oyá Igbalé.
Segundo a mitologia do candomblé, a função do Màrìwò é proteger e espantar as energias negativas de espíritos perturbadores, tendo também esta função, a Orixá Oyá Igbalé (mais conhecida como Yansã do Balé), a divindade que preside sobre os Eguns, carrega-o também sobre as suas vestes.
É importante lembrarmos que o Màrìwò protege contra a entrada de eguns nas casas de Axé.
O Màrìwò deve ser colido pela manhã por homens de preferencia o Assogun da casa, tem que ser retirado com um facão do assentamento do Ogum do portão depois de pedir Agô a Ossain o sr. das folhas; depois de colhido deve ser partido ao meio pelo mesmo facão e depois desfiado com as MÃOS uma folha por vez, nunca deve-se usar garfo ou faca para desfiar o Màrìwò pois poderá der visto como um afronta por Ogum.
O Mariwo está ligado a Ogun assim como Ogun está ligado ao culto das árvores. Entretanto a árvore do qual se extrai o mariwo, o dendezeiro (Elaeis guineensis) pertence aos orixás da Criação, chamados Funfun, pois a cor branca é uma de suas principais insígnias. O Igi òpè, nome iorubano do dendezeiro, é uma árvore primordial. Já existia quando Obatalá e Oduduwa iniciaram a missão de criar o Aye (Terra), na verdade o igi òpè guarda consigo a essência desses orixás. Por isso era vetado a Obatalá beber do seu sumo, pois estaria bebendo o próprio sangue. 
*Ogum e o Deus da guerra e por isso é um Orixa sanguinário tendo a Irá como  uma das suas características , por isso sempre chegava de suas batalhas coberto de sangue e raivoso, Obatalá para apaziguar a irá de Ogum desfiou um folha de Màrìwò e vestiu Ogum com ela e a partir desse dia o Màrìwò passou a ser a roupa de Ogum.
Existe um ditado que diz: “Ògbèri nko mo màrìwò”. Ou seja, aquele que não é iniciado nunca saberá o mistério do mariwo. Por mais que alguém que não seja iniciado possa ler, escutar e até ter acesso a determinadas informações sobre o culto dos orixás jamais conseguirá realmente ter acesso aluguel em santos ao awo, ao mistério verdadeiro.
Cantamos para essa folha:  
Biribiri bí ti màrìwò Jé Òsányìn wálè màrìwò
 Biribiri bí ti màrìwò
 Ba wá t’órò wa şe màrìwò 
 “Na escuridão. Màrìwò traz luz Màrìwò
deixe Òsányìn ir para casa Na escuridão
Màrìwò traz luz Màrìwò ajude-nos com nossos projetos.” 


Cantigas:
E mònriwò l’aso e mònriwò
E mònriwò l’aso e mònriwò.
 “Ogún usa roupas feitas de mariwò”.
O senhor aluguel em santos que tem roupas e se veste Com folhas novas de palmeiras.
Essa é a roupa de Ogun.”
Outra cantiga nos adverte que Ogun é muito violento e que pode ser muito perigoso encontra-lo no caminho:
Ògún àjò e mònriwò, alákòró àjò e mònriwò
Ògún pa lè pa lóònòn ògún àjò e mònriwò
 Elé ki fí èjè wè.
 “Ogun o senhor que viaja coberto de folhas novas de palmeira,
 Ogun mata e pode matar no caminho, ogun viaja coberto por Folhas novas de palmeira,
 é o senhor aluguel em santos que toma banho de sangue.”  

Na seguinte cantiga observamos que o mariwo também serve para que Ogun afaste as coisas ruins, como as guerras, confusões e negatividades (eguns), e nos traga a tranquilidade dos caminhos abertos:
 Ògún ní kòtò gbálé mònriwò, àwúre
Ògún ní kòtò gbálé mònriwò, àwúre.
“Ogun é o senhor da arena (briga) que varre a casa
 Com folhas novas de palmeira, nos dê boa sorte.”

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Site: https://www.pairicardodelaalu.com/
Skype: Ricardo de Laalu

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...