quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Şango: um símbolo de justiça e poder!



Şango é um dos orixás mais cultuados pelas religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. Ele é considerado o deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais. Comparado com outras divindades, Şango seria o equivalente a Zeus, para os gregos, Tupã, para os Tupi-Guarani, Júpiter, na mitologia romana, ou Odin, para os escandinavos¹².


Şango foi um rei histórico na cidade de Oyó, na atual Nigéria, onde governou com autoridade e sabedoria. Ele foi um grande guerreiro, que conquistou muitos territórios e expandiu o império iorubá. Ele também foi um amante das artes, da cultura e da magia, tendo aprendido os segredos do fogo com os sacerdotes de Ifá. Segundo a lenda, ele tinha o poder de lançar raios com o seu machado de duas lâminas, chamado oxé, que é o seu símbolo principal³⁴.


O culto a Şango em Oyó era tão forte que ele se tornou o orixá patrono da cidade, sendo reverenciado até hoje pelos seus descendentes. Oyó é considerada a terra sagrada de Şango, onde se encontram os seus templos, os seus sacerdotes e as suas festas. Lá, ele é chamado de Alafim, que significa "aquele que possui o poder" ou "o grande rei"⁵.


No Brasil, o culto a Şango chegou com os escravos trazidos da África, que preservaram a sua fé e a sua cultura mesmo sob a opressão colonial. Şango se tornou um símbolo de resistência e de luta pela liberdade, sendo invocado para proteger os quilombos, as irmandades negras e os movimentos sociais. Ele também se sincretizou com alguns santos católicos, como São Jerônimo, São João Batista e São Pedro, em uma forma de adaptação e de sobrevivência⁶⁷.


Hoje, Şango é cultuado em diversas casas de candomblé e de umbanda, onde recebe oferendas, louvores e homenagens. Ele é o orixá da quarta-feira e da cor marrom. Ele tem três esposas principais: Oyá (Iansã), a deusa dos ventos e das tempestades; Oxum, a deusa das águas doces e do amor; e Obá, a deusa do rio Níger e da guerra. Ele também tem muitos filhos e filhas, que são pessoas que têm a sua energia e a sua personalidade⁸⁹.


Şango é um orixá que representa a justiça, a sabedoria, a força e o poder. Ele é o senhor do fogo oculto, que ilumina, purifica e transforma. Ele é o rei de Oyó, que governou com glória e honra. Ele é o pai e o protetor dos seus filhos, que seguem os seus ensinamentos e os seus exemplos. Ele é Şango, o orixá do trovão, que faz tremer a terra e o céu com a sua voz.

Oriki 


Kawo kabiyesi o

Oba to gbe bi aro

Oba to fi ina sile

Oba to fi ofa pa ota

Oba to fi ose pa esu

Oba to fi ogoje pa iku

Oba to fi ogoje pa arun

Oba to fi ogoje pa ofo

Oba to fi ogoje pa egba

Oba to fi ogoje pa epe

Oba to fi ogoje pa eyonu

Oba to fi ogoje pa aje

Oba to fi ogoje pa orisa

Oba to fi ogoje pa eniyan

Oba to fi ogoje pa gbogbo ohun

Oba to ni ogoje

Oba to ni ofa

Oba to ni ina

Oba to ni ose

Oba to ni ase

Oba to ni ola

Oba to ni omo

Oba to ni obinrin

Oba to ni ile

Oba to ni orun

Oba to ni ayé

Oba to ni o

Oba to ni Şango

Şango ni o

Şango ni o

Şango ni o


Şango, o rei de Oyó, o senhor do fogo e do trovão
Şango, o justiceiro, o sábio, o poderoso
Şango, o que racha as paredes com o seu machado
Şango, o que tem três esposas e muitos filhos
Şango, o que protege os seus devotos e castiga os seus inimigos
Şango, o que faz tremer a terra e o céu com a sua voz
Şango, o que ilumina, purifica e transforma
Şango, o que é amado, respeitado e temido
Şango, o que é o orixá do trovão, o orixá do fogo
Şango, o que é o orixá da quarta-feira, o orixá da cor marrom
Şango, o que é o orixá de Oyó, o orixá de Oyó


(1) Xangô: quem é e seu significado (Umbanda, Candomblé e Igreja Católica). https://www.significados.com.br/xango/.

(2) O Orixá Xangô - Culto, sincretismo, orações e homenagens na Umbanda. https://www.raizesespirituais.com.br/orixas/xango/.

(3) Xangô — O Rei dos Iorubas - Medium. https://medium.com/cronicas-de-etherion/xang%C3%B4-o-rei-dos-iorubas-1935b7d0ca7.

(4) Xangô – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Xang%C3%B4.

(5) Xangô: características, filhos, oração, saudação. https://brasilescola.uol.com.br/religiao/xango.htm.

(6) OYO Hotéis no Brasil - Reserve hotéis econômicos online em quartos .... https://www.oyorooms.com/br/.

(7) OYO Hotéis Sao Paulo, Brasil - Melhores hotéis econômicos em Sao Paulo .... https://www.oyorooms.com/br/hotels-in-sao-paulo/.

(8) OYO Hotel: a rede de hotéis que mais cresce no mundo - Viagens Merecidas. https://viagensmerecidas.com.br/oyo-hotel/.

(9) Congregação Cristã no Brasil - YouTube. https://www.youtube.com/channel/UC4cfCNEpwLIuYnxdDKUMPYg.

(10) Igreja é condenada a indenizar homem após expor adultério em culto. https://www.conjur.com.br/2024-jan-24/igreja-e-condenada-a-indenizar-homem-apos-expor-adulterio-em-culto/.

(11) Como a liberdade de culto é protegida no Brasil? | Politize!. https://www.politize.com.br/equidade/blogpost/liberdade-de-culto-no-brasil/.

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...