sábado, 23 de maio de 2015

MANJERICÃO - A FOLHA DO EQUILIBRIO





O manjericão de folha-larga (Ocimum basilicum L.; Lamiaceae), também conhecido apenas por manjericão ou basílico, é uma planta cujas folhas são muito utilizadas como temperos; além, disso, é bastante apreciada como planta ornamental devido às suas flores. Costuma-se retirar suas primeiras florações para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta.

Na culinária, as suas folhas são utilizadas como um aromático tempero, particularmente na tradicional pizza Margherita, e como ingrediente básico do pesto genovês.
Na medicina tradicional, é usado como planta medicinal. As suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás, por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.
O óleo essencial de O. basilicum (menos de 1%) tem uma composição complexa e variável, segundo o clima, o solo, a época da colheita, etc.2 Os mais importantes componentes aromáticos são cineol, linalol, citral, estragol, eugenol e cinamato de metila, embora não necessariamente nessa ordem. Outros monoterpenos (ocimeno, geraniol, cânfora), sesquiterpenos (bisaboleno, cario­fileno) e fenilpropanóides (metil eugenol) podem estar presentes, em concentrações variáveis, com forte influência sobre o sabor.
Manjericão alivia problemas intestinais e tem ação anti-inflamatória
Planta também tem ação antibacteriana e pode aliviar sintomas de artrite reumatoide
Estudos sobre o manjericão demonstraram efeitos benéficos à saúde em dois aspectos básicos: os flavonoides e os óleos voláteis.

A disposição dos componentes ativos do manjericão, denominados flavonoides, fornece proteção à célula. A orientina e a vicenina são dois flavonoides solúveis em água que têm sido de especial interesse no manjericão devido aos estudos sobre os leucócitos do sangue humano. Estes componentes protegem as estruturas celulares e os cromossomos contra a radiação e contra danos relacionados com oxigênio. 
Além disso, foi demonstrado que o manjericão protege contra o crescimento de bactérias indesejáveis. Estas propriedades antibacterianas não estão relacionadas com os flavonoides característicos do manjericão, mas sim com os seus óleos voláteis que contêm estragol, linalol, cineol, eugenol, sabineno, mirceno e limoneno. Estudos laboratoriais demonstraram a eficácia do manjericão na restrição do desenvolvimento de bactérias diversas, incluindo listeria monocytogenes, staphylococcus aureus, escherichia coli, yersinia enterocoliticae e pseudomonas aeruginosa.

O componente de eugenol dos óleos voláteis do manjericão tem sido objeto de estudo aprofundado, dado que esta substância pode bloquear a atividade de uma enzima no organismo denominada ciclooxigenase (COX). Este efeito inibidor da enzima do eugenol qualifica o manjericão como um alimento anti-inflamatório que pode proporcionar importantes benefícios curativos, para além do alívio dos sintomas em indivíduos com problemas de saúde inflamatórios, como artrite reumatoide ou doenças intestinais inflamatórias. 

Nutrientes do manjericão

O manjericão é uma excelente fonte de vitamina K e manganês; uma fonte muito boa de cobre, vitamina A (sob a forma de carotenóides tais como beta-caroteno ), e vitamina C ; e uma boa fonte de cálcio, ferro, ácido fólico e magnésio.

Quantidade recomendada 
Existe pouca informação sobre a dosagem segura ou eficaz do manjericão. Normalmente é usado 10 a 20 ml de suco de folhas frescas de manjericão uma vez ao dia ou chás com a infusão de 2 gramas de manjericão fresco ou erva seca em água fervente duas vezes ao dia. 

Como consumir o manjericão: 
Folhas de manjericão são usadas para dar sabor a qualquer vegetal, aves ou carnes . A erva também é usada em tomate, ovos, ensopados, sopas e saladas.
 O manjericão fresco pode ser macerado com alho e azeite de oliva para fazer uma variedade de prato sem derivados do leite, que pode cobrir uma variedade de pratos, incluindo massas, salmão e brushetta de trigo integral.

Ou então, pode ser colocado em camadas inteiras sobre fatias de tomate e queijo mussarela de búfala para criar uma salada colorida e saborosa. 
Podemos bater o manjericão com azeite de oliva e cebolas em um processador de alimentos ou liquidificador, formando um purê de manjericão que pode ser adicionado a uma deliciosa sopa de tomate.
 Além disso, podemos desfrutar de uma xícara de chá revigorante de manjericão, infundindo folhas frescas de manjericão picadas ou a erva em água fervente por 8 minutos.


                                                            Manjericão roxo:  
O manjericão roxo é uma erva híbrida, desenvolvida, pela primeira vez, nos anos 50, na Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos. Suas folhas apresentam sabor similar e são usadas para decorar diversos tipos de pratos. Apresentam propriedades terapeuticas similares à do manjericão verde.

Sementes e chá de manjericão
 As sementes de manjericão fornecem uma ampla gama de benefícios para a saúde, como tratamento de desordens digestivas como: dor de estômago, flatulência, constipação, evacuações irregulares e indigestão. Além disso, por apresentarem efeitos anti espasmódico, podem ajudar a tratar a tosse.
Para usar a semente, coloque 2 colheres de chá de sementes de manjericão para 1 xícara de água quente ou líquido de sua escolha. Se você quiser mais concentrada de um sabor, drenar o excesso de água após o inchaço das sementes de manjericão com água pura. A água quente (não ferver) ajuda a inchar totalmente as sementes de manjericão, liberando antioxidantes e enzimas digestivas. Deixe a mistura repousar por pelo menos 2 minutos com a água quente e consuma-as.  O chá de manjericão pode ser usado para problemas de indigestão ou pode ser usado de forma tópica para acelerar a cicatrização de feridas.
*Texto elaborado com a colaboração de Paula Crook, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição.

No Candomblé:
A erva de Oxalá, mais pode ser também de Oxum. Isso é comum na cultura africana: uma mesma folha ser apresentada com nomes diferentes, para entidades diferentes. Mas como erva de Oxalá, ele se aplica a qualquer pessoa. No Candomblé, principalmente para pessoas "feitas" (iniciadas), pode haver incompatibilidade entre energias pessoais e energias das ervas. Então, a folha certa, se você não sabe algo sobre a energia pessoal em questão, será sempre uma folha de Oxalá. As folhas de Oxalá são compatíveis com todos os Orixás.
          O manjericão funciona tanto como eficiente erva de "descarrego" (limpeza) quanto de elevação de padrão vibratório. Ela tanto acalma (energia de Oxalá), quanto estimula e focaliza a energia mental (característica solar). Nesse sentido, é análogo à lavanda, que é boa para tudo!
            Como fazer seu banho de manjericão?
          Compre um maço e lave-o, pois vem com energia da rua, que não é sua. Então coloque meio maço num balde limpo, com um fundinho de água (uns três dedos). Comece a macerar as folhas a frio, não as cozinhe! Com o calor, há uma perda enorme de princípios ativos, ainda mais no caso do manjericão, que nem na cozinha deve passar por calor, sob pena de perder todo o seu aroma. Banho de folha bom é banho de folha "cru". Depois de esfregá-las muito entre as mãos, você obtém um caldo verde. Agora é coar, limpar o balde, retornar o caldo coado ao balde e completar com mais água, para ter um banho farto!
          Deixe o balde de lado. Tome um bom banho e no final, verta o balde sobre o corpo todo, inclusive a cabeça! As pessoas equivocadamente recomendam banhos apenas do pescoço para baixo. A suposta razão disso seria justamente uma eventual incompatibilidade de determinada folha com a energia da pessoa, mas quem recomenda o banho do pescoço para baixo nem sabe disso. É preciso um mínimo conhecimento das folhas! Ora, estudando o livro "Mãos de Luz", de Bárbara Brennan, veremos que as energias negativas ("formas-pensamento" é como ela chama isso) muitas vezes ficam justamente em torno da cabeça! Então um banho do pescoço para baixo será simplesmente ineficaz! Quanto às incompatibilidades, lembro aqui que estou recomendando um banho de manjericão, erva de Oxalá, então essa restrição de modo algum se aplica aqui.

    


Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Site: https://www.pairicardodelaalu.com/
Skype: Ricardo de Laalu

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...