domingo, 9 de setembro de 2012

OBATALA



Òrìsànlá ou Obàtálá na África, "O Grande Òrìsà" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia yoruba, é o criador do mundo, dos homens, animais e plantas. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumare e é considerado o maior de todos os Orixás.
É o mais velho dos Òrìsás, o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Òòsààlà. Êle não é feito, faz-se Ayrà ou Òsun Oparà, (QUE UM GRANDE ENGANO!)
É o pai de Osàlúfón, que por sua vêz é o pai de Osoguian, tão grande e poderoso é Obàtálá que não se manifesta, sua palavra transforma-se, imediatamente, em realidade.
OBÀTÀLÁ DIVINDADE DA SOCIEDADE FUNFUN (DO BRANCO) FORMA A TRINDADE RELIGIOSA YORÙBÁ, JUNTO COM ODÙDUWÀ E ÈSÙÒRÌSÀ-NLÁ, ÒÒSÀÁLÁ, OBÀLÀSE E OUTROS SÃO TÍTULOS PARA OBÀTÀLÁ. 
Representa a massa de ar, as águas frias e imóveis do começo do mundo, controla a formação de novos seres, é o senhor dos vivos e dos mortos, preside o nascimento, a iniciação e a morte. É o responsável pelos defeitos físicos, e é corcunda porque recusou-se a fazer uma oferenda de sal numa cabaça e Èsù castigou-o pregando a cabaça nas costas, razão pela qual não come sal: comer sal para êle constitui um ato de alto canibalismo. Ele deu a palavra ao homem e durante suas festas não se fala, durante três semanas tudo é silêncio, pois a palavra é dele.
Obatalá é o filho direto de Olodumare o criador do universo. Depois de criado o universo e a terra em específico; depois de milhares de anos resolveu dar vida a terra e enviou seu filho direto "Obatalá" para esse fim à terra que até então era composta de água. Vindo com o saco da criação Obatalá trouxe consigo uma galinha d'angola que foi responsável por espalhar a terra sobre as águas, dando desta maneira forma à terra sobre a água, depois de criado os montes etc... Obatalá criou os vegetais, animais e por ultimo da própria criação "terra" com ajuda de Nanan moldou o ser humano com o barro e com seu sopro deu vida ao ser humano. Por isso quando as pessoas têm um grande problema de saúde é a este Orixá que se pode recorrer; claro que dependendo do tipo de doença que seja, podemos recorrer também a outros Orixás. Obatalá é quem rege tudo o que é branco sobre a terra em todo sentido da palavra; pureza.
Obatalá - Oba (rei) alá (branco)
Òsàlá - Palavra de origem árabe, mais precisamente de inshalla, com o signifcado de "se Deus quiser, se Deus o permitir".
Orisa-NlaOrisala ou (Orixalá e Oxalá em português) é o primeiro Orisa Funfun nascido diretamente de Olorun (DEUS) (tudo desses orixás é de cor branca).
ÒÒSÀ (PRONÚNCIA = ÔXÁ) TEM O MESMO SIGNIFICADO QUE ÒRÌSÀ. E POR ESSE FATO HÁ CONFUSÃO COM ÒÒSÀLÚFÓN (ÒÒSÀ + OLÚ + IFÓN = ÒRÌSÀ SR. DE IFÓN) E,ÒÒSÀGIYÁN (ÒÒSÀ + ÒGIYÁN = ÒRÌSÀ COMEDOR DE INHAME PILADO) TAMBÉM CONHECIDO POR ELÉÈJÌGBÒ (SR. DA CIDADE DE ÈJÌGBÒ). VEJA QUE AMBOS SÃO DIVINDADES DIFERENTES, NADA DE OXALÁ VELHO E OUTRO OXALÁ JOVEM.
A CULTURA YORÙBÁ POSSUI VÁRIOS ÒRÌSÀ FUN FUN (DIVINDADES BRANCAS OU DIVINDADES DO BRANCO) A QUEM COUBE, NA MITOLOGIA, A CRIAÇÃO DO MUNDO E DOS SERES VIVOS. AS ÌTÒN (LENDAS) CITAM QUE, ELÉDÙMARÈ (DEUS) CRIOU TRÊS DIVINDADES INICIALMENTE, A SABER: OBÀTÀLÁ TAMBÉM CHAMADO DE ÒRÌSÀ’NLÁ (O GRANDE ÒRÌSÀ) QUE SE ACOSTUMOU CHAMAR POR ÒÒSÀÁLÁ (ÒÒSÁ + ALÁ = DIVINDADE DO PANO BRANCO). PRINCÍPIO GERADOR MASCULINO.


O Reverendo Samuel Johnson, no livro "The History of the Yorubas", Lagos, 1937, escreve:
"Orisalá é encarregado do poder criador e é considerado um co-trabalhador de Olorun. Supõe-se que o homem tenha sido feito por Deus e modelado por Orisala. Seus adeptos se distinguem pelo uso de colares de contas brancas e pelas roupas brancas. Não podem beber vinho de palmeira. Os sacrifícios por eles oferecidos não podem conter sal. Os albinos, os anões, os estropiados e os corcundas são considerados sagrados por esse orisa.

Os Òrìsà Funfun 

Os "Òrìsà Funfun" são aqueles que vieram com Òbàtálá, seu líder, para Àiyé, ou posteriormente, aderiram ao grupo ou a ele. Praticamente são considerados como um clã ou sua "própria família". Òbàtálá se tornou o mais conhecido e reverenciado de todos os Òrìsà, por toda terra dos Yorubas e por extensão em todo o Mundo.Òbátálá e Yemowo 

- Imagens de Òbàtálá e Yemowo, sua única esposa, no templo de Ìdèta-Ilê em Ilê-Ifé, no bairro de Itapa, anteriormente era no bairro de Ìdèta. -

Alguns dos Òrìsà Funfun* :

1.Òrìsàála, Òrìsà-nla, Òsàla, ou Òbàtálá : O primeiro Òrìsà a ser criado por Olódùmarè.
2.Òrìsàteko ou Eteko Oba Dùgbè : Um grande guerreiro associado a Òbàtálá nas longas disputas de liderança com Odùduwà. Como seu principal templo é em Ìjúgbè, é também conhecido por Òrìsà Ìjùgbè. Este Òrìsà também esta relacionado com a agricultura, dizem que foi o primeiro a cultivar o inhame.
3.Òrìsà Akiré : Um guerreiro poderoso e rico e que tinha muitos escravos, tudo oriundo de espólios de suas conquistas. Seus principais templos são em Ìlàré e em Arùbídì. Dizem uns que Òrìsàkiré é um Òrìsà da paz, da produtividade e da opulência.
4.Òrìsà Aláse ou Olúorogbo : "Aquele que possui o infinito saber", quem ensinou ao Homem a se comunicar com símbolos e/ou marcas. Dizem que foi ele quem resolveu parte da longa e eterna disputa entre Òbàtálá e Odùduwà.
5.Òrìsàjiyán ou Ògiyán : também Ewúléèjìgbò na cidade de Èjìgbò.
6.Òrìsàlufan ou Olufan : também Òsàlufan na cidade de Ifan.
7.Òrìsà Oko : Òrìsà da agricultura. Da cidade de Ìràwò.
8.Òrìsà Òkè : Òrìsà das colinas e dos montes.
9.Òrìsàròwu ou Òrìsà Lòwu : Na cidade de Owu.
10.Òrìsà Ajagemo : Na cidade de Ede.
11.Òrìsà Olúwofín : Na cidade de Iwofin.
12.Òrìsà Pópó : Na cidade de Ògbómòsó.
13.Òrìsà Eguin : Na cidade de Owú.
14.Òrìsà Jayé : Na cidade de Ijàyé.
15.Òrìsàko : Na cidade de Oko.
16.Òrìsà Olóbà : Na cidade de Òbá.
17.Òrìsà Obaníjìta : ................
18.Òrìsà Alajere : ....................
19.Òrìsà Olójó : .......................
20.Òrìsà Oníkì : ......................
21.Òrìsà Onírinjà : .................
22.Òrìsà Àrówú : ....................

* Òrìsà funfun - divindades que tem como rito comum o uso de elementos e oferendas de cor branca ou derivada, e tabus alimentares ou outros, por vezes também semelhantes. Quando não, são também assim chamados por fazerem parte do processo da criação - que são os casos, principalmente de Odùduwà e Òrúnmìlà.

* O rito e o culto dos Òrìsà funfun, são tão semelhantes ou quase idênticos, que em vários casos é difícil distinguir se trata de divindades distintas ou são qualidades de Òbàtálá, ou ainda, somente nomes diferentes do mesmo Òbàtálá. Pode, por estes ou outros inúmeros fatores, que o levaram a ser o mais conhecido Òrìsà do panteão, obviamente, sem se esquecer da sua real importância na gênesis yoruba.
Ele envolve todo o globo terrestre, aos nossos olhos, demonstrando uma calma quase que inerte, extrema sutileza invisível, porém em constante movimento de renovação, de proteção e de vida. Mas esta barreira suave, invisível, renovadora, que é a atmosfera, pode se transformar em uma barreira quase que intransponível. Note que, as astronaves necessitam de ângulos perfeitos para poder ultrapassar esta "barreira invisível". Caso contrário poderiam dar de frente com uma "parede de aço", totalmente destrutiva. Como sànmó, ele é a fronteira entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Logicamente compreendida a metáfora da afirmação dentro da cultura de um povo muito antigo. 




















Oriki a Obatala:

Obanla o rin n'eru ojikutu s'eru 
Oba oba n'ile Ifon alabalase patapatan'ile iranje 
O yo kelekele o ta mi minério de l' 
O gba um giri l'Owo osika. 
O fi l'emi asoto l'Owo 
Oba Igbo oluwaiye re EO ke bi OWU la 
O ala yi ' 
Osun l'ala o fi koko ala rumo 
Oba Igbo 
Ase 

Chefe do Pano Branco nunca teme a vinda da Morte 
Pai do Céu para sempre governar para todas as gerações 
Gentilmente dissolver os encargos dos meus amigos 
Expor o mistério da abundância 
Assim que eu me torne como o pano branco 
Protetor de pano branco, saúdo você 
Pai do Bosque Sagrado 
Assim seja!!

Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F:055-11-96787.9019 - Whattsapp







Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...