quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Nome dos cargos no Candomblé

Cargos do candomblé Ketu:
Iyá / Babá: significado das palavras iyá do yoruba significa mãe, babá significa pai.
●Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai dos segredos do Òrìṣà. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
●Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do axé. Conselheira, responsável pela manutenção da Ordem, Tradição e Hierarquia.
●Iyalaxé (mulher): Mãe do axé, a que distribui o axé e cuida dos objetos ritual.
●Iyakekerê (mulher): Mãe Pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. Sempre pronta a ajudar e ensinar a todos iniciados.
●Babakekerê (homem): Pai pequeno, segundo sacerdote do axé ou da comunidade. Sempre pronto a ajudar e ensinar a todos iniciados.
●Ojubonã ou Agibonã: É a mãe criadeira, supervisiona e ajuda na iniciação.
●Iyamorô: ou BabamorôResponsável pelo Ipadê de Exu.
●Iyaefun ou Babaefun: Responsável pela pintura branca das Iaôs.
●Iyadagan e Ossidagã: Auxiliam a Iyamorô.
●Axogun responsavel pelo imolamento de animais, geralmente Ogan confirmado para o orisa Ogun
●Iyabassê: (mulher): Responsável no preparo dos alimentos sagrados as comidas-de-santo.
●Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando.
●Iyatebexê ou Babatebexê: Responsável pelas cantigas nas festas públicas de candomblé.
●Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos e obrigações de “cantar folhas.
●Aiybá: Bate o ejé nas obrigações.
●Ològun: Cargo masculino. Despacha os Ebós das obrigações, preferencialmente os filhos de Ogun, depois Odé e Obaluwaiyê.
●Oloya: Cargo feminino. Despacha os Ebós das obrigações, na falta de Ològun são filhas de Oya.
●Iyalabaké: Responsável pela alimentação do iniciado, enquanto o mesmo se encontrar recolhido.
●Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
●Pejigan: O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro Ogan na hirarquia.
●Alagbê: Responsável pelos toques rituais, alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados. (não entram em transe). Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar ao terreiro.
●Alagbê tem de lhe prestar as devidas homenagens. No Candomblé Ketu, os atabaques são chamados de Ilú. Há também outros Ogans como Gaipé, Runsó, Gaitó, Arrow, Arrontodé, etc.
●Ogâ ou Ogan: Tocadores de atabaques (não entram em transe).
●Ebômi: Ou Egbomi são pessoas que já cumpriram o período de sete anos da iniciação (significado: meu irmão mais velho).
●Ajoiê ou ekedi: Camareira do Orixá (não entram em transe). Na Casa Branca do Engenho Velho, as ajoiés são chamadas de ekedis. No Terreiro do Gantois, de “Iyárobá” e na Angola, é chamada de “makota de angúzo”, “ekedi” é nome de origem Jeje, que se popularizou e é conhecido em todas as casas de Candomblé do Brasil. (em edição)
●Iaô: filho-de-santo (que já foi iniciado e entra em transe com o Orixá dono de sua cabeça), nem todo Iaô será um pai ou mãe de santo quando terminar a obrigação de sete anos. Ifá ou o jogo de búzios é que vai dizer se a pessoa tem cargo de abrir casa ou não. Caso não tenha que abrir casa o mesmo jogo poderá dizer se terá cargo na casa do pai ou mãe de santo além de ser um egbomi.
●Abiã ou abian: Novato. É considerada abiã toda pessoa que entra para a religião após ter passado pelo ritual de lavagem de contas e o bori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do Orixá pedir a iniciação. É um período de pensar se realmente é isso que a pessoa quer da vida.
●Sarepebê ou sarapebê é responsável pela comunicação do egbe (similar a relações públicas).
Otun e Osy Axogun são os auxiliares do Axogun
●Apokan responsavel pelo culto de Olwuaye e o Olugbajé

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Babalorixa Ricardo de Laalu.
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