Diz-se que nos primórdios dos tempos não existia separação entre o céu e a terra (Orum / Aiyé) e que havia uma convivência intima entre os Orixás e os seres humanos, todos podiam ir ao Orum e voltar quando desejassem, porem um certo dia o homem desonrou seu compromisso com o Olodunmare e assim o mesmo dividiu o céu e a terra o privilegio da livre comunicação desapareceu e em troca ficaram as diferentes formas Oraculares estabelecidas e legadas por Orunmila.
Odús (signos de Ifá), são presságios, destinos, predestinação. Os odús são inteligências que participaram da criação do universo; cada pessoa traz um odú de origem e cada orixá é governado por um ou mais odús. Cada odú possui um nome e características próprias e dividem-se em "caminhos" denominados "ese" onde está atado a um sem-número de mitos conhecidos como itàn Ifá. Existem dezesseis Odu maiores no "Odù Ifá literary corpus" ('livros'). Quando combinados, existem um total de 256 Odus acreditando referir-se todas as situações, circunstâncias, ações e conseqüências na vida. Estes constituem a base do conhecimento tradicional yoruba espiritual e são a base de todos os sistemas de adivinhação yoruba. Onde (I) é uma conta ímpar ou um resultado de "cabeça", e (II) é uma conta par ou até mesmo um resultado "enfraquecido", os dezesseis padrões básicos e seus nomes yoruba figuram na barra lateral (observe esta é apenas uma forma de ordená-los, isso muda dependendo da área na Nigéria, ou da diáspora. Uma outra forma utilizada em Ibadan, e Cuba é: Ejiogbe, Oyekun meji, Iwori Meji, Idi Meji, Irosun Meji, Oworin Meji, Obara Meji, Okanran Meji, Ogunda Meji, Osa Meji, Ika Meji, Oturupon Meji, Otura Meji, Irete Meji, Oshe Meji, Ofun Meji. Heepa Odu! Isto é importante notar como ele muda o desfecho de certas partes da leitura).
Odu é um conceito do Culto de Ifá mas também usado no candomblé, interpretado no merindilogun, na caida de búzios. Ordem dos Odus pela sua chegada na terra e de acordo com Osetura.
2 - Òyièkú 13 – Olugbon
3 - Ìworí 15 – Obetegunda
4 - Odi 7 – Odi
5 - Ìrosún 4 – Ìrosún
6 - Òwórín 11 – Òwòrín
7 - Òbàrá 6 – Òbàrá
8 – Òkonrán 1 –Òkònran
9 - Ògúndá 3 – Etaògúndá
10 - Òsá 9 – Òsá
11 -Iká 14 – Ìká
12 - Otúrúpòn 12 – Ejilasèbora
13 - Òtúrá 2 – Oko ou Ejioko
14 - Ìrètè 16 – Alafia – Ìrètè
15 - Osé 5 – Osé
16 - Òfún 10 – Òfún
A palavra odu vem da língua yoruba e
significa DESTINO. Cada Homem (Ser) possui o seu destino, hora com passagem que
se assemelham a de outros mas sempre com alguma particularidade. Isso é melhor
compreendido com o estudo do Odu, pois odu é o destino de cada um. Para esse
estudo são usadas diversas técnicas ou método,como por exemplo Cabalas, Oráculos, Merindilogun, Ifá, Ikin,
ect.
O Culto de
Ifá por costume é feito por homens, chamados Babalawô,
diferente dos cultos realizados no Candomblé que são praticados por
homens Babalorixá e muheres Iyalorixá. Nos tempos
mais antigos, como até os tempos mais modernos, no continente de origem
(África), quando alguém quer cuidar de seu Orixá procura um
Babalorixá ou Iyalorixá, mas quando é para tratar de seu equilíbrio
enquanto Ser, procura um Babalawô que o fará pelos caminhos de Odu.
A consulta
através dos Odus pode ser interpretado pelo Oráculo de Ifá, com
os Odu Meji (duplos destinos ou repetidos duas vezes) são em número de 16 e
conhecidos como Odu Originais ou Principais.
A arte da
advinhação já era praticada no antigo Egito, na Índia milenar,
na Grécia, terra de Oráculos e pitonisas, no Sinai,
além de muitas outras terras que foram berço de nossa civilização.
Os árabes sabiam ler o destino nas areias, os chineses na folha de chá,
povos nômades, como os ciganos, nos legaram
a quiromancia (leitura das mãos)."
No
sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação yoruba, os 16 odus são os
caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu odu.
O sistema
geomântico, usa 16 conchas, ou grãos, ou cocos, conforme a
região. A forma de lançar os búzios possibilita 256 combinações ou
figuras, e para cada uma delas existem versos que são decorados pelo babalawô.
O sistema, hereditário, exige longo aprendizado e provas.
Os 16 Odus (Destinos)
Originais ou Principais
Os 16 Odu originais
ou principais, seus nomes, representação em Ifá, ordem de chegada no Àiyé
(Terra) e ordem de caída para consulta ao Oráculo.
Os
odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os
cerca.
Os
orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da
natureza liberando energia para que todos possam dela se energizar e encontrar
seu caminho. O odú é o caminho, a existência do destino o qual o orixá e todos
os seres estão inserido.
Alguém
já escutou a seguinte frase ?
-com
o destino não se brinca...
-sua
vida esta escrita...
-seu
destino já estava escrito...
E
muitas outras frases populares que refere-se a odú.
Cada
pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino
estabelecido, neste caso seu destino e
sua conduta fogem as regras siderais (seguiu um caminho diferente dentro do
estabelecido). Geralmente nestes casos, as mesmas tentem a sofrer decepções em
sua vida em geral (amor, trabalho,família, saúde, mortes prematuras, etc) São
nesses casos que a espiritualidade pode ajudar, porém tudo que é natural e de
conformidade com o destino, não deve ser modificado. Nós quando nascemos, somos
regidos por um Odú que representa nosso
"destino" assim como o nosso caminho.
Através
de ifá, podemos averiguar o porque das situações serem adversas as de sua
vontade e se a mesma está em um caminho diferente ao destinado ou escolhido.
O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da
consulta a ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto
específico e o mais alto cargo do culto de ifá é o de Olwo, título
concebidos a alguns babalaôs. Ifáé o orixá da adivinhação e para
tudo deve ser consultado. Existem alguns tipos de jogo utilizado por
Babalorixás e Ialorixás que não são os mesmos métodos do opelé ifá
(utilizado pelos babalaôs em consulta a Ifá), como o rosário de ifá, o
jogo de búzios (meridilogun), etc.
A palavra odu vem da língua yoruba e
significa DESTINO. Cada Homem (Ser) possui o seu destino, hora com passagem que
se assemelham a de outros mas sempre com alguma particularidade. Isso é melhor
compreendido com o estudo do Odu, pois odu é o destino de cada um. Para esse
estudo são usadas diversas técnicas ou método,como por exemplo Cabalas, Oráculos, Merindilogun, Ifá, Ikin,
ect.
O Culto de
Ifá por costume é feito por homens, chamados Babalawô,
diferente dos cultos realizados no Candomblé que são praticados por
homens Babalorixá e muheres Iyalorixá. Nos tempos
mais antigos, como até os tempos mais modernos, no continente de origem
(África), quando alguém quer cuidar de seu Orixá procura um
Babalorixá ou Iyalorixá, mas quando é para tratar de seu equilíbrio
enquanto Ser, procura um Babalawô que o fará pelos caminhos de Odu.
A consulta através dos Odus pode ser interpretado pelo Oráculo de Ifá, com os Odu Meji (duplos destinos ou repetidos duas vezes) são em número de 16 e conhecidos como Odu Originais ou Principais.
A arte da advinhação já era praticada no antigo Egito, na Índia milenar, na Grécia, terra de Oráculos e pitonisas, no Sinai, além de muitas outras terras que foram berço de nossa civilização. Os árabes sabiam ler o destino nas areias, os chineses na folha de chá, povos nômades, como os ciganos, nos legaram a quiromancia (leitura das mãos)."
No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação yoruba, os 16 odus são os caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu odu.
O sistema geomântico, usa 16 conchas, ou grãos, ou cocos, conforme a região. A forma de lançar os búzios possibilita 256 combinações ou figuras, e para cada uma delas existem versos que são decorados pelo babalawô. O sistema, hereditário, exige longo aprendizado e provas.
Os 16 Odus (Destinos) Originais ou Principais
A consulta através dos Odus pode ser interpretado pelo Oráculo de Ifá, com os Odu Meji (duplos destinos ou repetidos duas vezes) são em número de 16 e conhecidos como Odu Originais ou Principais.
A arte da advinhação já era praticada no antigo Egito, na Índia milenar, na Grécia, terra de Oráculos e pitonisas, no Sinai, além de muitas outras terras que foram berço de nossa civilização. Os árabes sabiam ler o destino nas areias, os chineses na folha de chá, povos nômades, como os ciganos, nos legaram a quiromancia (leitura das mãos)."
No sistema Ifá, que é o sistema de adivinhação yoruba, os 16 odus são os caminhos da vida. Cada pessoa tem o seu odu.
O sistema geomântico, usa 16 conchas, ou grãos, ou cocos, conforme a região. A forma de lançar os búzios possibilita 256 combinações ou figuras, e para cada uma delas existem versos que são decorados pelo babalawô. O sistema, hereditário, exige longo aprendizado e provas.
Os 16 Odus (Destinos) Originais ou Principais
Os 16 Odu originais
ou principais, seus nomes, representação em Ifá, ordem de chegada no Àiyé
(Terra) e ordem de caída para consulta ao Oráculo.
Através de ifá, podemos averiguar o porque das situações serem adversas as de sua vontade e se a mesma está em um caminho diferente ao destinado ou escolhido.
O destino das pessoas e tudo o que existe podem ser desvendados por meio da
consulta a ifá, o oráculo, que se manifesta pelo jogo. Ifá tem seu culto
específico e o mais alto cargo do culto de ifá é o de Olwo, título
concebidos a alguns babalaôs. Ifáé o orixá da adivinhação e para
tudo deve ser consultado. Existem alguns tipos de jogo utilizado por
Babalorixás e Ialorixás que não são os mesmos métodos do opelé ifá
(utilizado pelos babalaôs em consulta a Ifá), como o rosário de ifá, o
jogo de búzios (meridilogun), etc.
Os
odús são os principais responsáveis pelos destinos dos homens e do mundo que os
cerca.
Os orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se energizar e encontrar seu caminho. O odú é o caminho, a existência do destino o qual o orixá e todos os seres estão inserido.
Alguém já escutou a seguinte frase ?
-com o destino não se brinca...
-sua vida esta escrita...
-seu destino já estava escrito...
E muitas outras frases populares que refere-se a odú.
Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, neste caso seu destino e sua conduta fogem as regras siderais (seguiu um caminho diferente dentro do estabelecido). Geralmente nestes casos, as mesmas tentem a sofrer decepções em sua vida em geral (amor, trabalho,família, saúde, mortes prematuras, etc) São nesses casos que a espiritualidade pode ajudar, porém tudo que é natural e de conformidade com o destino, não deve ser modificado. Nós quando nascemos, somos regidos por um Odú que representa nosso "destino" assim como o nosso caminho.
Os orixás não mudam o destino da vida e sim executam suas funções dentro da natureza liberando energia para que todos possam dela se energizar e encontrar seu caminho. O odú é o caminho, a existência do destino o qual o orixá e todos os seres estão inserido.
Alguém já escutou a seguinte frase ?
-com o destino não se brinca...
-sua vida esta escrita...
-seu destino já estava escrito...
E muitas outras frases populares que refere-se a odú.
Cada pessoa pode ir de encontro ou seguir um caminho alheio ao destino estabelecido, neste caso seu destino e sua conduta fogem as regras siderais (seguiu um caminho diferente dentro do estabelecido). Geralmente nestes casos, as mesmas tentem a sofrer decepções em sua vida em geral (amor, trabalho,família, saúde, mortes prematuras, etc) São nesses casos que a espiritualidade pode ajudar, porém tudo que é natural e de conformidade com o destino, não deve ser modificado. Nós quando nascemos, somos regidos por um Odú que representa nosso "destino" assim como o nosso caminho.
Através de ifá, podemos averiguar o porque das situações serem adversas as de sua vontade e se a mesma está em um caminho diferente ao destinado ou escolhido.
No jogo de búzios (mais comum meridilogun) quem fala é exú, são dezesseis
búzios que podem ser jogados também pelos babalorixás e yalorixás. A consulta a
ifá é uma atividade exclusivamente masculina, mas as mulheres passaram a poder
pegar nos búzios porque oxum fez um trato com exu, conseguindo dele permissão
para jogar.
O jogo de opelé ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece 256
combinações resultantes dos 16 odús usados no jogo de búzios multiplicado por
16. Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a
questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo.
Narram algumas lendas que ifá girou pelo mundo, deixando legados e ensinamentos
a vários povos de como manter comunicação com os deuses no órun (céu), passando
pelos árabes onde não foi aceito e vindo a se estabelecer definitivamente na
áfrica, junto aos povos iorubás onde manteve seu legado ensinando aos
sacerdotes como restabelecer a comunicação com seus antepassados. Assim
,aperfeiçoando um dos mais avançados métodos de consulta existente.
O Deus todo poderoso, criou 16 ODÙS
principais, 16 destinos possíveis. Cada um deles desdobrou-se em 16, chamados
OMO-ODÙ, totalizando 256 ODÙS. Os principais vão delinear situação, objetivo,
virtude e defeito. Eles foram criados para dar corpo aos adjetivos bons, maus,
feios, bonitos, fortes, fracos, tristes, alegres e assim por diante,
influenciando no comportamento de tudo que tem vida. Cada um deles tem uma
explicação definida
OLÓÒRUN ao criar os 16 destinos possíveis, objetivou
proporcionar personalidade a tudo que ele deu vida.Criou a terra, a água, o ar
e o fogo, os quatro elementos da natureza. Os elementos provenientes destes
quatro elementos formam as demais coisas vivas. Cada elemento principal esta
ligada a quatro ODÙS, que estão assim distribuídos:
Terra: IROSUN,
OBARÁ, EJI-LAXEBORÁ e IKA-ORI;
Água: EJI-OKÓ,
OXÉ, OSSÁ e EJI-OLOGBON;
Ar: EJIÓNÍLE,
OFUN, OGBÉ-OGUNDA e ALAFIA;
Fogo: OKANRAN,
ETÁ-OGUNDÁ, ODI e OWANRIN.
Cada ODÙ com seus objetivos criaram seus filhos, OMO-ODÙ, 16 para
cada um dos 16 principais, o que resulta dizer: 16 caminhos para os 16 destinos
criados. Os seres humanos são regidos por três ODÙS: ORI-ODÙ, o que
rege a cabeça, OTU-ODÙ, o do lado direito e OSSI-ODÙ, o do
lado esquerdo. Também sofremos influência dos ODÙS-PARIDORES, ODÙS do
nascimento. São eles que vão definir nossa vida
mostrando o caráter, saúde, sorte, etc…
Na cultura Yoruba ao qual deveria ser incorporado a
cultura do Candomble; quando uma criança nasce ela e levada ao Babalawo da família
a partir do terceiro até o oitavo dia de nascido para A Cerimônia do IKOSÈWAIYE ou ÉSÉTAIYE para que seja determinado o seu Odu de nascimento, na cerimônia
IMORI, para determinar o seu Orisà, e o seu nome espiritual através de uma cerimônia litúrgica
O jogo de opelé ifá baseia-se num sistema matemático, em que se estabelece 256 combinações resultantes dos 16 odús usados no jogo de búzios multiplicado por 16. Nada se faz sem que antes se consulte o oráculo, quanto mais séria a questão a ser resolvida, maior a responsabilidade da pessoa que faz o jogo.
Narram algumas lendas que ifá girou pelo mundo, deixando legados e ensinamentos a vários povos de como manter comunicação com os deuses no órun (céu), passando pelos árabes onde não foi aceito e vindo a se estabelecer definitivamente na áfrica, junto aos povos iorubás onde manteve seu legado ensinando aos sacerdotes como restabelecer a comunicação com seus antepassados. Assim ,aperfeiçoando um dos mais avançados métodos de consulta existente.
BÀBÁLÁWO
“Pai do Segredo” são os porta-vozes de ÒRÚNMÌLÀ, que não é Orixá. A iniciação de um Bàbáláwo não
comporta a perda momentânea de consciência que acompanha as do Orixá. Não se
trata de ressuscitar no inconsciente do bàbáláwo o
“eu perdido”, correspondente à personalidade do ancestral divinizado. É uma
iniciação totalmente intelectual. Ele terá de passar por um longo período de
aprendizagem de conhecimentos precisos em que a memória, principalmente, entra
em jogo. Precisa aprender uma quantidade enorme de histórias e de lendas
antigas, classificadas nos duzentos e cinqüenta e seis ODÙS ou
signos de IFÁ, cujo conjunto forma uma espécie de enciclopédia oral dos
conhecimentos tradicionais do povo de língua YORÙBÁ.
Odú é
um termo africano do dialeto Yorubá e Fon que determina o DNA espiritual de uma
pessoa ou local e situação. Tem sua origem na própria criação do mundo e muitos
deles não tiveram sua origem na terra. Foi a forma técnica que os sacerdotes
das tribos africanas encontraram para decodificarem os enigmas e os segredos do
universo e do ambiente que os cercava.
O Jogo-de-Búzios e os Odus
correspondentes a eles foi instituido por Oduduwá, que investiu um sacerdote
chamado SETILU, o qual entronizou a
divindade Orúnmilá ou Baba Elérin
Ipin que significa "O Céu me fala" ou a Fala
do Céu. Setilu então, estabeleceu as regras da leitura desse jogo que
passou a se chamar IFÁ, na realidade o verdadeiro nome de Setilú. Setilu criou
sacerdotes, especialistas na leitura desses jogos, a quem chamamos de Babalawô,
ou seja "pai, senhor dos mistérios e segredos". E somente os
babalawos fazem a leitura dos jogos. Oduduwa tendo o conhecimento do jogo de
"perguntas e respostas" (Urim e Purim) dos hebreus, adaptou-o ao
sistema africano e codificou-o para entregar o segredo a Setilú, tanto no
sistema de "Opélé Ifá", como Ení
Ifá e Fu-Fú. Estabeleceu-se
imediatamente os dois tipos de leituras que seriam passados às gerações futuras
com o nome de Ifá Igbá Ilá e Ifá
Obé Keruáti.
Como de divide um Odú ?
O Odú se
divide em duas partes: Pupa (vermelho)
e Funfun (branco) – Ou ainda em
positivo ou negativo. Ambos, Pupa e Funfun se alternam no posicionamento,
invertendo suas posições. Isto significa que o Odú que hoje está Pupa, amanhã
ou na semana que vem poderá estar Funfun.
Como responde um Odú ?
O Odú responde através do Opele-Ifa consultado
por um Babalawo ou pelo Jogo-de-Búzios (16
búzios) mediante suas caidas.
A Técnica e desmembramentos
dos Odús
O conhecimento do Odú é
extremamente técnico e demanda conhecimentos profundos de cálculos, dotações
psíquicas, vivência e uma boa escola iniciática.
Como se propicia um Odú ?
Propicia-se um Odú
fazendo-lhe oferendas diversas que variam do conhecimento de cada sacerdote ou
especialista. Nunca se despacha um Odú – mesmo ele sendo negativo.
Dados e Origens técnicas do Odús
Sendo o Odú uma espécie de
inteligência natural (terrena e extra-terrastre), e as vezes artificial, porém
inteligência, possui uma gama de informações e poderes muitas vezes capazes de
provocar fenômenos que alteram relevos locais e conseqüentemente a vida de cada
habitante deste mesmo local. Em conseqüência os Odus pessoais são alterados e
têm que ser tratados ou propiciados. Desta forma passamos a descrever os
meandros e os chamados “Segredos dos Odus”.
Os Odus estão ligados à álgebra linear e espaços vetoriais. Os Odus estão
ligados à dimensões tais como R1 – Linha Reta, R2 – Linha Plana, R3 – Dimensão
de Volume, ou seja visão humana e R4 Quarta Dimensão ou quarto espaço ou seja,
aquela que a visão humana não alcança, mas a matemática confirma a sua
existência, seguindo-se R5 até o infinito. Odú é matemática exata.
Como os Odus transitam preferencialmente nas faixas do ultravioleta e do
infravermelho, os comprimentos dessas ondas de luz tornam suas formas ou
figuras perceptíveis a visão animal. O comprimento de ondas de luz
estabelece-se entre o visível, o ultravioleta e infravermelho.
A tese da existência evidente dos Odus prende-se aos fatores do Percebível,
do Visível e do Invisível, tornando a Teoria da Interação Inter-Elementar,
incontestável e possível. Daí que, se a física quântica prevê que no ESPAÇO
inexiste o fator tempo vez que o ontem e o amanhã estão aqui, no agora.
O Odú portanto, é formado por substâncias químicas como água, carbonatos,
nitratos, sulfatos, compostos de carbono e amido. Aliás o amido é uma
substância química constantemente usado nas oferendas (ebós), aos Odus nos
candomblés brasileiros nas formas do milho branco (acaçá), e milho vermelho
(axóxó), a água está presente em quase todas as oferendas aos Odus, o potássio,
na banana (Obé-jokô), o carbonato que é o cálcio no leite (mungunzá) e outros.
Assim, os elementos químicos geradores de substâncias como nitrogênio,
hidrogênio, oxigênio, carbono, sódio, cálcio, ferro e zinco, estão presentes na
ritualística dos Odus e no dia-a-dia da prática das casas de orixás. Portanto,
longe de serem fantasias criadas por seus praticantes, o ritual dos Odus é um
conhecimento técnico de química e física quântica que precede em muito a
existência de Isaac Newton. Portanto, válido!
Esta técnica do conhecimento do jogo de Odús propicia o conhecimento e nos
prova que existe a interligação entre os Odús (caminhos de Odú) os quais
promovem uma mutação gerando outros elementos, “sub-odús” e mesmo Odús. Assim
como no decaimento radioativo, o urânio decai para tório e com o decaimento do
césio libera-se prótons, nêutrons ou seja ENERGIA pura concentrada, o “caminho
de Odú” transita da mesma forma liberando Energia pura concentrada.
E por assim ser, concentrada, as oferendas de Odús são pequenas sem
qualquer suntuosidade ou luxo, porém densas de energia, pois a densidade é
igual à massa sobre o volume, ou seja, a densidade é inversamente proporcional
ao volume. Quanto maior o volume, menor será a densidade e vice-versa. Quanto a
isto ouvimos de uma sacerdotisa Ijexá (na Nigéria) a seguinte explicação: Odú
jé Oluabi tabi Oluikú! – (Odú é O Senhor da Vida ou O Senhor da Morte).
Ireoo!!
BÀBÁLÁWO
Dados e Origens técnicas do Odús
Os Odus estão ligados à álgebra linear e espaços vetoriais. Os Odus estão ligados à dimensões tais como R1 – Linha Reta, R2 – Linha Plana, R3 – Dimensão de Volume, ou seja visão humana e R4 Quarta Dimensão ou quarto espaço ou seja, aquela que a visão humana não alcança, mas a matemática confirma a sua existência, seguindo-se R5 até o infinito. Odú é matemática exata.
Como os Odus transitam preferencialmente nas faixas do ultravioleta e do infravermelho, os comprimentos dessas ondas de luz tornam suas formas ou figuras perceptíveis a visão animal. O comprimento de ondas de luz estabelece-se entre o visível, o ultravioleta e infravermelho.
A tese da existência evidente dos Odus prende-se aos fatores do Percebível, do Visível e do Invisível, tornando a Teoria da Interação Inter-Elementar, incontestável e possível. Daí que, se a física quântica prevê que no ESPAÇO inexiste o fator tempo vez que o ontem e o amanhã estão aqui, no agora.
O Odú portanto, é formado por substâncias químicas como água, carbonatos, nitratos, sulfatos, compostos de carbono e amido. Aliás o amido é uma substância química constantemente usado nas oferendas (ebós), aos Odus nos candomblés brasileiros nas formas do milho branco (acaçá), e milho vermelho (axóxó), a água está presente em quase todas as oferendas aos Odus, o potássio, na banana (Obé-jokô), o carbonato que é o cálcio no leite (mungunzá) e outros.
Assim, os elementos químicos geradores de substâncias como nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, carbono, sódio, cálcio, ferro e zinco, estão presentes na ritualística dos Odus e no dia-a-dia da prática das casas de orixás. Portanto, longe de serem fantasias criadas por seus praticantes, o ritual dos Odus é um conhecimento técnico de química e física quântica que precede em muito a existência de Isaac Newton. Portanto, válido!
Esta técnica do conhecimento do jogo de Odús propicia o conhecimento e nos prova que existe a interligação entre os Odús (caminhos de Odú) os quais promovem uma mutação gerando outros elementos, “sub-odús” e mesmo Odús. Assim como no decaimento radioativo, o urânio decai para tório e com o decaimento do césio libera-se prótons, nêutrons ou seja ENERGIA pura concentrada, o “caminho de Odú” transita da mesma forma liberando Energia pura concentrada.
E por assim ser, concentrada, as oferendas de Odús são pequenas sem qualquer suntuosidade ou luxo, porém densas de energia, pois a densidade é igual à massa sobre o volume, ou seja, a densidade é inversamente proporcional ao volume. Quanto maior o volume, menor será a densidade e vice-versa. Quanto a isto ouvimos de uma sacerdotisa Ijexá (na Nigéria) a seguinte explicação: Odú jé Oluabi tabi Oluikú! – (Odú é O Senhor da Vida ou O Senhor da Morte).
Ò dábò!
JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp
Email: ricardolaalu@gmail.com
Facebok: https://www.facebook.com/ricardodelaalu/
Instagran: https://www.instagram.com/ricardolaalu/?hl=pt-br
Facebok: https://www.facebook.com/ricardodelaalu/
Instagran: https://www.instagram.com/ricardolaalu/?hl=pt-br
Adorei!!!!
ResponderExcluirMuy bueno.
ResponderExcluirIncrível
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