Irosun nasceu o rei de Idere na área de Ibarufa, depois rei, disse cuja esposa foi capaz de conceber, tinha drogado ela antes de ter relações sexuais com ela. O remédio pouco ortodoxo trabalhou. Irosun tem um tabu contra comer carne de cobra. Ele não pode matar qualquer cobra com o cabo de uma enxada, nem ele pode subir qualquer árvore, especialmente não uma palmeira. Irosun não deve usar o pano vermelho ou usar sangue ou qualquer coisa que se parece com ele, como CAM vermelho.
Esse Odù fala dos que são sempre populares e que são tidos em grande estima pêlos amigos.
Eles precisam tomar cuidado com sua saúde, tanto aplacando suas cabeças(Orí),como ocasionalmente apaziguando Èsù,ou o corpo de assistentes de Ifá. Se eles se sentem desanimados e começam a perder interesse em qualquer coisa que façam, Ifá deve ser consultado e apaziguado para eles.
Esse Odù denota dificuldades emocionais e financeiros. Mas não importa o quanto difícil a vida possa parecer, o cliente pode triunfar pelo oferecimento dos sacrifícios corretos e pela recusa em guardar o mal no coração em pensamentos e idéias.
Ìrosùn é a palavra yoruba para sangue menstrual. É uma referência a Linhagem
ancestral. Ifá ensina que reencarnação (atunwa) freqüentemente acontece dentro
da própria família da criança. Ìrosùn em sua manifestação positiva, representa o uso efetivo de herança genética e
orientação famíliar (realização de potencial). A manifestação negativa de Ìrosùn é qualquer resistência ao apoio ancestral, ou se auto-denegrir (resistência ao desenvolvimento
potencial).
Observação ocidental: As coisas não
estão fluindo facilmente isso requer mais trabalho que o normal para se realizar
qualquer coisa.
Irosumeji é o quinto Odù na ordem inalterável de Òrúnmìlà. Ele pede por uma cuidadosa reflexão sobre nosso futuro. Nós não podemos falhar em perceber que “O homem propõe, Deus
dispõe.”
Em Odù Irosumeji,Ifá pede que um ritual
familiar seja realizado anualmente. O cliente deveria continuar a prática e também honrar
e respeitar os ancestrais,particularmente o pai,esteja vivo ou morto.
Aqueles nascidos por Irosumeji deveriam fazer [as coisas urgentes] devagar,aprender[a ter] paciência, e a aguardar que os momentos difíceis se dissipem. Eles deveriam sempre se lembrar
que nenhuma condição é permanente .
O sacrifício apropriado deverá ser executado por um a mulher que esteja ansiosa para ter um bebê. Irosumeji diz que ela engravidará
e terá um bebê. A criança será um menino,que deveria
se tornar um Babalawo.
Oliyebe consultou
Ifá para Ina (fogo).
Irosun é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanja e Egun. Significa preocupação com saúde e espiritualidade, provavelmente o consulente se tornará líder espiritual sendo um Ogan, Ekede, Iaô até mesmo Babalorixa ou Iyalorixa.
Oliyebe consultou
Ifá para Eyin (fruto da palmeira ).
Oliyebe consultou
Ifá para Iko (ráfia).
A cada um deles
foi pedido para sacrificar
uma esteira
(eni-ifi) e um tecido amarelo.
Apenas Iko fez o
sacrifício.
Quando o pai
deles (um chefe) morreu,
Iná foi instalado
como chefe.
Veio a chuva e
destruiu Ina.
Eyin foi então
instalado como chefe.
Veio a chuva para
destruir Eyin também.
Iko foi
finalmente instalado como chefe.
Quando choveu,
Iko se cobriu com sua esteira.
Quando a chuva
cessou, Iko removeu a esteira
e, como
resultado, não morreu.
A chuva não poderia destruir Iko(ráfia)porque ele era o único entre os três irmãos que ofereceu a esteira como sacrifício. Iko usava a esteira como proteção contra a chuva. Iko foi
portanto capaz de manter o título de se u pai por um longo tempo.
Características do filhos desse Odu:
São pessoas muito protegidas pelo odu, são francas, sinceras e geralmente são mão abertas quanto a dinheiro, gostam de fazer caridades, tem inclinação para o ocultismo, não guardam segredos, são orgulhosas, animadas,agressivas, são predestinas a se iniciar no culto aos Orixas ou a Ifá, devem cultuar Ogum.
Itan:
Em um certo tempo um homem que se achava em situação tão precária e em tal aperto, que não via de lado algum qualquer milagre que pudesse salvá-lo.
Ele resolveu ir até a casa de um oluô fazer o ebó (oferenda) indicado.
Feito tudo...lá se foi ele para um lugar reservado, acendeu o fogo, em seguida colocou as pimentas maduras no lume e pôs-se a receber fumaça nos olhos.
Em um dado momento, ia passando um príncipe reinante e herdeiro do trono. Observando aquela cena de sofrimento espontâneo, admirou-se do tal sujeito,que, no dizer dele, estava procurando o meio mais curto possível para pôr termo à existência. O príncipe, condoído com aquilo, o fez chegar aos seus pés e indagou dele o que havia ou o que queria dizer aquilo. Sem demora, o homem historiou a razão daquele ato de castigar a si próprio. Tratava-se de compromissos inadiáveis, que ele não podia cumprir. Disse o príncipe que, tendo pena dele, não consentiria tal cena. Também sem hesitação, o príncipe mandou-lhe uma verdadeira fortuna, com o qual o homem poderia viver toda a sua vida, sem o menor vexame.
Características do filhos desse Odu:
São pessoas muito protegidas pelo odu, são francas, sinceras e geralmente são mão abertas quanto a dinheiro, gostam de fazer caridades, tem inclinação para o ocultismo, não guardam segredos, são orgulhosas, animadas,agressivas, são predestinas a se iniciar no culto aos Orixas ou a Ifá, devem cultuar Ogum.
Itan:
Em um certo tempo um homem que se achava em situação tão precária e em tal aperto, que não via de lado algum qualquer milagre que pudesse salvá-lo.
Ele resolveu ir até a casa de um oluô fazer o ebó (oferenda) indicado.
Feito tudo...lá se foi ele para um lugar reservado, acendeu o fogo, em seguida colocou as pimentas maduras no lume e pôs-se a receber fumaça nos olhos.
Em um dado momento, ia passando um príncipe reinante e herdeiro do trono. Observando aquela cena de sofrimento espontâneo, admirou-se do tal sujeito,que, no dizer dele, estava procurando o meio mais curto possível para pôr termo à existência. O príncipe, condoído com aquilo, o fez chegar aos seus pés e indagou dele o que havia ou o que queria dizer aquilo. Sem demora, o homem historiou a razão daquele ato de castigar a si próprio. Tratava-se de compromissos inadiáveis, que ele não podia cumprir. Disse o príncipe que, tendo pena dele, não consentiria tal cena. Também sem hesitação, o príncipe mandou-lhe uma verdadeira fortuna, com o qual o homem poderia viver toda a sua vida, sem o menor vexame.
Okakaraka-afowoti
ku, Idasegberegberew’ako
consultou para
Irosu
quando Irosu
estava para dar a luz.
Foi dito que a vi
da da criança seria dura
e que seria
difícil ganhar dinheiro
para a manutenção
da criança.
Mas se Irosu
desejasse reverter a situação,
Irosu deveria
sacrificar dois caracóis.
Irosu se recusou
a fazer o sacrifício.
Filhos de Irosumeji sempre acharão a vida difícil porque Irosu neste
verso de Odù se recusou a fazer o
sacrifício requisitado.
Iseserefogbese’ye
consultou Ifá para Akuko adiye (
galo).
Foi pedido à ele
para oferecer seu gorro vermelho ( crista de galo)
e dois mil e
duzentos búzios como sacrifício.
Ele se recusou à
oferecer seu gorro vermelho.
O Babalawo disse
que o galo seria morto.
O galo disse,
“Que assim seja.”
O galo se recusou à sacrificar seu gorro
vermelho porque ele
tinha aceitado a morte como uma obrigação da vida
Adeisi consultou
Ifá para Atapari (cabeça).
Atapari ia
receber um gorro do Orisa.
Foi dito que
ninguém poderia arrancar o gorro dele sem sangramento;
é impossível ter dois gorros.
é impossível ter dois gorros.
Eis o porque as
pessoas nascidas por Irosumeji
sempre acharão a
vida difícil.
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F:055-11-4115.6795/ 96787.9019 - Whattsapp
Babalorixa Ricardo de Laalu.
Email: ricardolaalu@gmail.com
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