sábado, 30 de agosto de 2014

OROBÔ

OROBÔ


Cola acuminata, (Garcinia Kola - Amarga)

Originário da África chegou ao Brasil através dos escravos, seu fruto maduro e fermentado é usado medicinalmente, para combater o stress.
Descrição: Planta da família das Sterculiaceae, também conhecida como ervilha de pombo, jero e obi.Trata-se de uma árvore verdejante de até 20m de altura, tronco ramificado desde a base. Sua casca é verde-escura, áspera e quebradiça com a idade. Os ramos são folhosos apenas nas extremidades.
E nativa do Togo, Serra Leoa e Angola. Hoje é encontrada em várias regiões tropicais.
História: Tem sido usada por séculos pelos africanos e ainda é artigo de comércio neste continente onde geralmente é mascada fresca. Foi trazida para o Novo Mundo por eles por ocasião do Tráfico de Escravos.
Indicações e utilização: Suprimento; Estimulante cerebral; Cansaço físico e mental por stress, excesso de trabalho e práticas esportivas, exaustão; Depressão, melancolia, enxaquecas; Suprime a fome e a sede.
Um fruto muito utilizado no Candomblé assim como o obi. Importantíssimo e imprescindível em inúmeros atos do culto aos Orixás e divindades de outros cultos africanos. O orobô é a semente de uma árvore de médio porte cuja espécie é a Garcinia Kola Heckel. É conhecida também como bitter kola (cola amarga) ou falsa noz de cola. O fruto de onde se retiram as sementes é semelhante a um pêssego, mas a família da planta é variada, também encontrada na Polinésia, Ásia e Austrália.
É tido como uma semente quente, sendo oferecido a Xangô, em vez de obis como a outros Orixás, especialmente aos masculinos, bem como a Oyá. Os orogbo representam as pedras de raios no culto a Xangô, já no culto a Eguns, a quem também é oferecida, representa os descendentes familiares e, por este fato está relacionado à morte. Os orobôs também são utilizados em consultas à divindade, assim como o obi, abertos em outro processo já que não é formado por vários gomos (cotilédones).
Orogbo Fruto quente relativo à morte, no entanto propicia felicidade, alegria e saúde no Igbori ou como oferta a qualquer outro Orisa, principalmente Obaluwaiye, Shango, Ogun, Egungun. No caso de Sango e os Egungun é utilizado o Orogbo em vez do obi. O orogbo ou Obi são também usados para dar forças às palavras em forma de um Afoshè que deve ser mastigado juntamente com Ataarê, esse Afoshè fornece força às palavras que saem da boca nos momentos de invocações, exaltação, orações, canções e pedidos e etc.como trabalhar em casa
Fruto sagrado dos Orixás, a exemplo do obi, não pode de forma alguma ser aberto e jogado por quem não seja feito no santo ou mesmo que não tenha suas obrigações em dia. Seu uso é dentro do Candomblé não pertencendo aos rituais da Umbanda.

Também é muito apreciado por Águé, sendo que em seus rituais é bom que seja sempre usado para aláfia juntamente com o obi e mesmo na falta desse o orobô pode ser utilizado sozinho. Ainda existem algumas casas que utilizam o orobô no preparo de algumas comidas sagradas dos Orixás.

Ò dábò!

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