quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bolonã ou Rodain (Bolar no santo)


   
Bolonã ou Rodain;

Bolonã nome dado no Jeje e Angola, e Rodain no Ketu/Nago são rituais muitos parecidos com uma mesma finalidade.


O QUE É BOLONÃ?
Bolonã é um ritual, que hoje em dia e pouco utilizado na maioria das casas de Candomblé, porem de suprema importância. Serve para confirmar se o futuro iniciado será um Yiawo (se bolar) ou Ogan ou Ekedy (se não bolar) e também para confirmar o Orixá da pessoa, o Bolonã e o ÚNICO ritual confiável e sem erro para descobrir o Orixa do futuro Yiawo, não se confirma Orixa de um Yiawo através do jogo de Búzios ou Opele e muito menos através da Cabala da data de nascimento. Hoje em dia a algumas casas que mesmo se o iniciado não bolar ou incorporar o raspa e faz a pessoa com Yiawo e passa a ser chamado(a) de Oloyé.
O ritual é feito com uns cânticos e toques  específicos  de Bolonã para cada Orixa, aonde a pessoa que vai se iniciar passa primeiro pelos ebós específicos, depois o Bori e só na hora em que ela tem que se recolher para o Roncô e realizado o ritual do Bolonã, antes desse ritual não se deve afirmar qual é o Orixa em que a pessoa será iniciada para evitar erros de interpretação.
Pessoas de cargo do Ilé, tocam, cantam, gritam, saúdam os Orixás um á um a começar por Exu e termina com Oxalá  até a pessoa desfalecer (BOLAR) na hora que o toque e cântico se referir  a divindade dela.

BOLAR NO ORIXÁ
Bolar é a uma das primeiras manifestações de um Orixá em pessoa, podendo acontecer geralmente de forma bruta e sem qualquer tipo de previsão ou apontamento para o fato.
Normalmente é um fato que acontece durante uma festa de Orixá, não se restringindo a só a acontecer nas casas de santo, podendo a acontecer a qualquer lugar, a qualquer momento na vida de uma pessoa, a pessoas que devido ter uma auto grau mediúnico bolam no santo em qualquer lugar, no meio da rua e acaba sendo diagnosticado como queda de pressão ou sem explicação dos médicos.
As vezes é comum ao se cantar para um determinado Orixá; a pessoa é vítima de tremores e sobressaltos, caindo no chão inconsciente aparentemente desmaiada.
Este momento é visto como um apelo ou um pedido do Orixá à iniciação. Bolar vem de embolar, e é uma formar alterada do yorubá Bólónan (Bó, cair + lónan, no caminho).
Bolar é o mesmo que perder a consciência. É quando a energia de um Orixá passa perto de uma pessoa que não está preparada para receber tamanha carga, sendo assim está pessoa cai desfalecida, esse fenômeno é chamado de BOLAR NO ORIXÁ.
Na verdade, O ato de Bolar é uma declaração pública de que aquele determinado Orixá quer a iniciação da pessoa, uma forma de chamar a atenção. Mas vale lembrar, que quando está bolado no Orixá não quer dizer que a pessoa esteja manifestada no Orixá, na verdade alí e o adormecimento dos sentidos corporais (desmaiada), mas Orí está acordado.
A PESSOA QUE BOLAR TEM QUE INICIAR NO ORIXÁ ?
Não, se iniciar no Orixá é uma escolha pessoal, sua!
E mesmo que opte por se iniciar não precisa ser na casa onde aconteceu, porque o fato de Bolar significa que o Orixá te escolheu, mas não tem nada a ver com a casa, sempre pesquise bem antes de se iniciar poie infelizmente por falta de um órgão regulador qualquer um pode se intitular sacerdote e abrir uma casa de Candomblé!!
O Orixá manifesta a necessidade daquela pessoa por uma iniciação, mas não obriga ninguém a se iniciar. ( leia sobre iniciação em outra postagem nesse blog).
Quando a pessoa é acordada deste estado, lhe é contado o que aconteceu e dali pra frente às decisões a serem tomadas partem dela, iniciar ou não!
Orixá não obriga e nem "cobra" ninguém a nada. Essa história de que se bolar tem que sair raspada do barracão pois pode morrer é mentira, pois o Orixá entende que a pessoa tem que ajustar a vida aqui fora, levantar o dinheiro e se preparar  pra entrar em Roncó, pois a iniciação deve ser realizada com total consentimento e concordância do iniciado com alegria e amor por renascer para uma nova  vida através do Orixá é para evitar futuros arrependimentos e pior o abandono da pessoa.
Quando a pessoa bola durante um festa de orixá ela é coberta com um pano branco e ela é carregada para o interior da Casa. Lá é desvirada (acordada ou despertada) e comunicada do acontecimento. Se desejar, já permanecerá para a iniciação e seus familiares e futuros irmãos de santo farão os preparativos. Na maioria das vezes, volta para casa, ficando o assunto para ser decidido mais tarde.
Se a pessoa mesmo tendo bolado não desejar se iniciar é recomendado que para não sofrer perseguição de energias negativas devido sua mediunidade e desequilíbrio energético fazer uns ebós e o Bori (alimentar a cabeça)para poder continuar sua vida normalmente.
Se permanecer no terreiro, será na qualidade de Abíyán, uma aspirante (recém-introduzida dentro do culto ou aquele que não iniciado como Elegun "feito de Orixá").




Ò dábò!

JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp

3 comentários:

  1. Olá bom dia!!!Quando uma pessoa fica semi consciente então ela vai ser ekedy??

    ResponderExcluir
  2. Ekedy não incorpora. Só pode ficar semi consciente médiuns de incorporação, sejam eles aqueles inconsciente, semi consciente e consciente. Se o Abian bolar no santo, será um Yaô, se não bolar, será Ekedi.

    ResponderExcluir
  3. bom dia ! sou ogã suspenso de Oxum mas sinto muita dor de cabeça ao me aproximar do roncor e já tive vários sonhos incorporando no meu ilê o jogo falou que não sou rodante joguei com outro médium ele falou que sou rodante então isso quer dizer que quando eu for confirmar minha feitura no bolonã o orixá pode pegar minha cabeça ? kolofé ,benção,obrigado!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, opinião e compartilhe seus conhecimentos!

Danças do Candomblé!

O candomblé é uma religião afro-brasileira que cultua os orixás, divindades da natureza. A dança é uma forma de expressão e devoção aos ori...