Percebemos que o complexo código de ética relacionado às
vestes dos praticantes do Candomblé, está sendo diariamente infringido, expondo
a nossa religiosidade de forma profana em meio à sociedade. Dessa forma, esse
artigo tem por objetivo, dirimir dúvidas de pessoas que não tiveram o acesso à
informação, sobre esse importante aspecto da nossa religiosidade.
Desatentos às hierarquias das indumentárias e vestimentas do
Candomblé, muitos participantes (talvez pela falta de conhecimento) estão
desrespeitando, não somente os seus mais velhos, mas também as nossas
Divindades. Isso ocorre, principalmente, com a chamada “carnavalização” dos
tradicionais paramentos dos Òrìsàs. A situação vem se agravando, ao ponto de
recriarem os trajes, implantando assim, uma nova maneira de vestir os Òrìsàs e
seus filhos, ignorando a tradições centenárias, originarias de uma Religião
milenar e, desrespeitando, de forma muito preocupante, a essência de cada
Òrìsà.
Com o cuidado de não ditar ou impor um código vestuário,
apontaremos abaixo, apenas algumas violações (as mais recorrentes) que
comprometem as tradições do Candomblé, descaracterizando de forma muito triste
a nossa religião, bem como, algumas recomendações da nossa Casa.
- ÌYÁWÓ
MOKAN: Uso indispensável
IKAN: Uso Indispensável
DILOGUN: Uso Indispensável:
“LAÇINHO” e “GRAVATINHA” ACIMA DO PANO DE COSTAS: Uso
Indispensável
ROUPA DE SIRE: Até completar um ano de iniciada, deve-se
dançar Sire de branco;
-ÌYÁWÓ DO SEXO MASCULINO
CALÇA DE RAÇÃO BRANCA (NÃO É TOLERAVEL JEANS, BERMUDA, ETC.)
CAMISA DE RAÇÃO (NÃO É TOLERAVEL CAMISA DE CRIOULA – USO
EXCLUSIVO PARA MULHERES, Também não se usa camiseta);
ÉKÉTÉ: – NÃO É TOLERAVEL O USO PANO DE CABEÇA – À exceção do
recebimento de Asè, em Oro);
- OGÁ (OGAN):
CALÇA DE RAÇÃO (NÃO É TOLERAVEL JEANS, BERMUDA, ETC.)
CAMISA DE RAÇÃO (NÃO É TOLERAVEL CAMISA DE CRIOULA – USO
EXCLUSIVO PARA MULHERES, também não se usa camiseta);
ÉKÉTÉ, CHAPÉU OU BOINA (NÃO É TOLERAVEL O USO PANO DE CABEÇA
– À exceção do recebimento de Asè, em Oro);
- EKEJI (EKEDE):
SAIA: Ekeji não usa saia com anáguas de baiana;
TOALHINHA: A cada dia é mais raro vermos uma Ekeji com uma
toalhinha para “enxugar” o Òrìsà.
- ADES, COROAS E PARAMENTAS DE ÒRÌSÀS:
DISCERNIMENTO E COERÊNCIA: Deve-se ter coerência ao vestir
os Òrìsàs (Nossos deuses são elementos da natureza, que utilizam representações
da natureza, POR ISSO NÃO DEVEM SER CARNAVALIZADOS);
MÁSCARAS: É inadmissível a utilização de máscaras na
confecção da Roupa dos Òrìsàs;
ALTURA DOS ADES: Deve se ter discernimento, coroas são
coroas e não paramentos carnavalescos gigantescos;
ÒSÀLÁ: ÒSÀLÁ SÓ USA BRANCO. Esse é um Òrìsà Fúnfún, não admite prata ou “azul clarinho”
PENAS.: Nossa religião é tribal, a utilização de penas na
confecção das roupas dos Òrìsàs deve ser ponderada e não excessiva;
SÀNGÓ: Não tolera roupas roxa ou preta, usa um saiote feito
de tiras e não uma saia;
- ÀSÈSÈ:
HOMENS: Calça, Camisa de Ração (brancos) e Ékété;
MULHERES: Saia de ração e camisa de crioula (brancas);
PROÍBIDO: Brilho, Bordados, Vazados e Roupas Coloridas;
- BATA:
QUEM PODE USAR: A utilização da bata é restrita as
autoridades femininas da Casa (autoridade máxima, Ìyálásè, Ìyákekère, Ìyámaye,
etc. – Se todas as Ègbón usarem batas, será impossível distinguir as
autoridades);
CUMPRIMENTO: Bata é Bata e não vestido! Um ditado
tradicional nos Candomblés da Bahia diz: Quanto Maior a Bata, Maior a
Ignorância da Ègbón;
- PANO DE CABEÇAS:
QUEM PODE USAR: A utilização do Pano de Cabeça é restrita
às mulheres. O pano de cabeça, poderá ainda ser utilizado por homens, em
obrigações internas em que o mesmo está “recebendo asè, como por exemplo
Bori”);
ABAS: As abas do Pano de Cabeça, estão relacionadas ao Òrìsà
da filha de Santo e a sua idade de santo (se seu Òrìsà for Oboro – masculino,
você não poderá usar duas abas, sendo que essa ficou para as filhas de santo,
que possuem Òrìsàs Ayabas – femininos);
ALTURA DO PANO: Deve-se ter discernimento ao usar o Pano de
Cabeças. O pano de Cabeças não é turbante com diversas voltas e de altura
desmedida; Seu pano de cabeça também não pode ser maior do que o da sua
Ìyálòrìsà;
PANO DE COSTAS:
QUEM PODE USAR: A utilização do Pano de Costas é restrita às mulheres.
UTILIZAÇÃO: O pano da costa deve ser colocado na altura dos
seios (somente as autoridades quando estão trajadas de Bata, podem usar o pano
na cintura);
USO TRASVERSAL DO PANO POR HOMENS: Indevido, à exceção das
festividades do Pilão e durante o Pilão de Òsògíyàn;
FIOS DE CONTA.:
AFRICANOS/CORAIS/PEDRAS: de uso exclusivo para autoridades
do Candomblé e as pessoas com obrigação de sete anos (obrigações arriadas);
BOLAS DE PLÁSTICO: Não pertencem ao Candomblé;
SAIAS:
QUEM USA: Uso restrito à mulheres (homem não usa saias, só
seu Òrìsà se for ayaba);
CUMPRIMENTO: A saia deve ser longa, cobrindo o calçolão (o
uso de saieta é cabível somente para Òrìsàs masculinos – em mulheres);
ROUPAS BRILHOSAS: A utilização de roupas com muito brilho
está condicionada ao Òrìsà e à determinados Òrìsàs (existem roupas para dançar
o Sìré e roupas para vestir os Òrìsàs, sendo que alguns também não toleram o
brilho);
BORDADOS: As roupas bordadas como Rechilieu, Asa de Mosca,
Roda de Quiabo e panos mais elaborados, são de uso exclusivo para autoridades e
pessoas com obrigação de sete anos arriada;
BRINCOS E PULSERIAS:
Ìyáwò de Òrìsà Oboro (Santo Masculino), não deve usar
brincos e/ou pulseiras.
Um (a) Ìyáwò aguardar
a conclusão de suas obrigações, para a utilização de determinadas vestes, não a
coloca inferior à ninguém, muito pelo contrário, mostra somente sua resignação
por um determinado período, em obediência às regras do Candomblé pelo seu Òrìsà.
O cumprimento desses interditos, confere ainda mais valor à obrigação de sete
anos, em que a então ìyáwò, poderá utilizar-se de outras indumentárias, estando
desta forma, em outra fase de sua missão religiosa (torando-se uma ègbón). No
Candomblé, todos os passos são galgados, assim como na vida, afinal, a criança
não nasce andando, existe um processo de aprendizagem. Uma mãe preservadora
resguarda sua filha das maquiagens até a idade certa, etc. Assim é o Candomblé.
Um Ogá não pode se sentir desprezado por não se vestir como
um Babalòrìsà, ele sim, deve se sentir orgulhoso em pode estar preservando a
cultura dos antigos Ogá. Um Oga vestido como Ogá, é facilmente identificado em
meio a multidão. O mesmo se aplica aos Babalòrìsàs, que não podem almejar as vestes
femininas, pois nesse caso, ao invés de mostrar poder e distinção, evidência
sua falta de conhecimento sobre a liturgia de cada elemento utilizado. Não temos
a intenção de ditar regras, mas sim, expor os costumes das casa de Candomblé,
aprendidos ao longo de gerações, divulgado e esclarecendo muitas pessoas que
jamais foram orientadas sobre como se vestir no Candomblé não cometeram tantos
erros.
Texto original: Fernando de Oxoguian- Axé Oxumaré.
Texto original: Fernando de Oxoguian- Axé Oxumaré.
Ò dábò!
JOGO DE BÚZIOS;
LIGUE AGORA E AGENDE UMA CONSULTA!!
sigilo absoluto!!
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Babalorixa Ricardo de Laalu.
F: 05511-96787.9019 - Whattsapp
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Louvável esse artigo. Quero pedir humildemente, permissão para compartilhar no meu grupo do Facebook Unidos Pelo Axé. Dando os devidos créditos ao criador do texto e ao blog do Bàbá.
ResponderExcluirMo dúpé
Obrigado, pode compartilhar a vontade!
ExcluirOlá,
ResponderExcluirSou estudante de Design na PUCRS. Sou participante de uma bolsa de iniciação científica, onde estamos desenvolvendo um videogame educativo para criança das faixas dos 8 anos de idade de escolas públicas. O jogo foi criado para instigar a apreciação da cultura afro-brasileira e ferramenta para operacionalização da lei 11.645/08, onde os personagens principais são crianças que começam a aceitar e aprender mais sobre sua ancestralidade africana com a ajuda da avó e da capoeira.
No caso da avó, ela foi pensada como alguém da religião do Candomblé, seu orixá sendo a Yemanjá, e gostaríamos de mostrar elementos da religião em suas vestimentas. Seu artigo está sendo muito essencial à pesquisa, muito obrigada por ter o disponibilizado.
Buscamos criar um jogo o mais respeitoso e fiel à realidade, sem contribuir com estereótipos. Assim, se tiver disponibilidade, poderia nos ajudar respondendo algumas perguntas, por favor?
Notamos em algumas outras fontes também que as cores são um aspecto importante para referenciar o orixá da pessoa, sendo não recomendado usar certas cores dependendo do orixá. Além das vestimentas de caráter religioso, essa referenciação por cor também poderia ser aplicada a roupas casuais? Por exemplo, seria respeitoso ao orixá uma fiel do Candomblé, com a orixá de Yemanjá, utilizar camiseta azul-claro e calça jeans branca, no seu dia a dia?
Além disso, seria considerado desrespeitoso usar vestimentas, adereços e acessórios com significância religiosa para contextos não religiosos?
Desde já agradeço,
Victoria Maccarini Fedumenti