O Candomblé, uma religião afro-brasileira profundamente enraizada na resistência e na resiliência dos povos africanos trazidos para o Brasil como escravizados, é um testemunho vivo da luta pela preservação da identidade cultural e espiritual. Este e-book pretende ser uma janela para a alma desta religião fascinante, guiando-o através da rica tapeçaria de sua história, desde as suas origens na África até os dias atuais no Brasil.
A jornada começa na África, onde exploraremos as raízes ancestrais
do Candomblé e a diversidade de tradições e crenças que contribuíram para a sua
formação. A partir daí, navegaremos pelos mares turbulentos da história,
acompanhando os africanos que foram arrancados de suas terras natais e trazidos
para o Brasil.
No Brasil, apesar da opressão e da tentativa de erradicação de
suas práticas religiosas, esses africanos encontraram maneiras de manter viva
sua fé. Eles criaram o Candomblé, uma fusão de suas várias tradições e crenças,
como uma forma de resistência cultural e espiritual.
Hoje, o Candomblé é uma parte vibrante e vital da tapeçaria cultural brasileira, uma religião que continua a crescer e a evoluir, ao mesmo tempo em que mantém suas raízes firmemente plantadas na herança africana.
Origens Africanas
O povo Yoruba é um dos
três maiores grupos étnicos da Nigéria. Eles estão localizados na parte
sudoeste da Nigéria e em grupos menores dispersos no Benin, Gana, Costa do
Marfim e norte do Togo. São uma das tribos mais proeminentes da África
Ocidental, com mais de 30 milhões de pessoas e muito mais na diáspora.
Assim como a maioria das culturas do planeta, a cultura Yoruba
inclui um mundo de mitos, alegorias, poesia e o amor e a sabedoria do sistema
de adivinhação Ifa. Eles ajudam a lembrar ao povo iorubá seu passado e
costumes que sobreviveram ao longo da história pela tradição oral e ajudaram a
moldar sua filosofia, literatura e religião como a vemos hoje.
A mitologia iorubá envolve a presença do ser supremo e de outros
"deuses" ou "espíritos" menores, conhecidos como orixás
(que são masculinos e femininos). O número exato de orixás não é
conhecido, mas diz-se que é cerca de 400. Algumas fontes afirmam que são 700,
1440 ou mesmo incontáveis. De qualquer forma, os Orixás são espíritos
enviados pelo deus supremo para ajudar a humanidade a ter sucesso na terra e
ensinar-lhes tudo o que precisam saber espiritualmente.
Diz-se que a maioria dos orixás vem do reino espiritual para
encarnar como humanos na terra. Eles viveram como humanos normais, mas
tiveram grande sabedoria e poder durante sua existência. Por outro lado,
alguns praticantes acreditam que os Orixás eram humanos comuns que foram
divinizados após morrerem devido à maneira como conduziam suas vidas e a de
outras pessoas, física e espiritualmente.
“Para entender melhor o que ou quem é um orixá, o estudioso da
religião iorubá, JO Awolalu divide o orixá em três categorias; divindades
primordiais, ancestrais deificados e forças e fenômenos naturais
personificados. Em alguns casos, essas categorias podem se sobrepor.”
O ser supremo na religião iorubá é onipotente, transcendente,
único, onisciente do bem e do mal. É a fonte definitiva de todas as coisas
no universo.
Ele não está diretamente envolvido em assuntos
terrenos, mas permite que o Orixá responda às preocupações humanas através de
adivinhação, possessão e sacrifício. É por isso que os Yorubá o adoram
através do orisa, e não há santuários ou sacrifícios feitos diretamente em seu
nome. Porém, os Yorubás o invocam quando os orixás parecem relutantes ou
incapazes de ajudar.
O ser supremo possui três manifestações que carregam nomes
diferentes. Eles são Olodumare, Olorun e Olofi.
Olodumaré/Eledumaré
Esta é uma das manifestações do ser supremo. E o nome é
derivado da frase iorubá “O ní odù mà rè”, que significa “o dono da fonte da
criação que não se esvazia” ou “o Todo-Suficiente”.
Isso mostra fé em sua capacidade como criador de tudo no universo
e sustentador de todas as coisas. Olodumare também simboliza uma
entidade divina sem pai ou mãe, e que simultaneamente está e não está limitada
pelo espaço, tempo e dimensão.
Olorun
Este nome é derivado da frase iorubá "Oni Orun", que vem
das palavras oní (que significa dono ou governante) e ọ̀run (que
significa os céus ou lar dos espíritos). Então, significa “O dono ou
governante dos céus”.
Olófi
Este é o nome de uma das três manifestações do ser
Supremo. Olofi é o governante da terra e é conhecido como o canal entre
Orún (Céu) e Ayé (Terra).
Olodumare (Olorun/Olofin) origina a virtude e a mortalidade e
concede o conhecimento das coisas a todas as pessoas nascidas. Os iorubás
acreditam que Olodumare criou todas as outras forças do universo para ajudar a
continuar a evolução do universo.
sigilo absoluto!!
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