sexta-feira, 30 de junho de 2023
Exu é a controvérsia
sexta-feira, 16 de junho de 2023
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022
Exús e Pomba Giras (Povo da rua)
Os Compadres, mestres, mavambos, catiços, Exú e Pomba Gira ou povo da rua, não importa como vc os chama, o quê importante é sua compreensão sobres eles.
Essas entidades não existem para trazer seu amor de volta, matar um inimigo, fazer um desafeto perder o emprego, a família ou ficar doente, te ajudar a encontrar um amor ou ficar fazendo fofoca da vida dos outros. Essas entidades existem para absolver nosso negativo, por serem de baixa vibração ele tem essa função, muitos deles trazem sabedoria de o quê não devemos fazer para podermos evoluir assentamos eles para absolver nosso defeitos, eles tiram nossos vícios, nossa promiscuidade, nosso ódio, nossa vontade de matar meio mundo, rsrsrsrs..., eles devem ser usados para proteção e não para o ataque.
Se vc acredita na reencarnação entenderá que eles nada mais são que o seu alto-ego negativo, um ancestral seu que está nessa dimensão para te ajudar a evoluir.
Elas bem assentadas, bem cuidadas e agradadas vão te livrar de ser assaltado, assassinado(a) sem saber principalmente sem merecer, de se tornar drogado(s), alcoólatra, sofrer emboscadas, estrupo e acidente de carro basta ouvir os avisos (o seu sexto sentido).
"Ahh mas o que eu peço pra eles eu consigo", sim, como são de baixa vibração eles são na sua maioria sociopatas e sem empatia alguma por isso eles precisam de direcionamento (por isso sua compreensão sobre eles é importante), então faram as maudades que vc pedir mas tenha o entendimento que as cobranças serão em cima de vc e não deles, (quando uma arma mata alguém quem preso não é ela e sim quem a usou).
Tenha suas entidades e cuide bem delas que elas vão cuidar bem de vc!
- Salve o povo da rua!!
Obs: Todos podem assentar e cuidar dessas entidades na sua casa para ter a proteção e ajudas delas (não precisa ser da Umbanda ou Candomblé)
Ò dábò!
sigilo absoluto!!
quinta-feira, 7 de janeiro de 2021
As nove caídas do jogo de Obi.
Hoje o Candomblé não pode mais ser uma religião limitada aos ensinamentos dos nossos mais velhos, o conhecimento deles sem duvida e valido porem limitado, essa limitação se dá pelo pouco acesso que eles tiveram ao estudo, muitas casas antigas proibiam de frequentarem outras casas, muitos não sabiam ler e ainda tem muitos que não sabem ler, então nunca critico um Abá porem sigo com meus estudos sempre porque tenho o privilegio de ter acesso a todo essa vasto conhecimento.
Podemos mudar o rumo, de tudo que está acontecendo, é chegada a hora da recuperação do que foi perdido, mas para isso temos que estar dispostos.
Exemplos como esse do jogo de obi (fruto, que também serve como Oráculo) podem sim ser usados no nosso país, que ensina que o jogo de obi tem apenas cinco caídas, poucos sabem que no obi existe partes masculinas e partes femininas e 9 diferentes caídas.
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As nove caídas do jogo de Obi.
1. Ilera - 1 masculino: boa saúde, poder masculino, também trás o insucesso.2. AJE -1 Feminino: o poder das mulheres traz prosperidade, mas uma manifestação negativa feminina tem o poder de bloquear a prosperidade .
3. Ejire - 1 masculino e 1 feminino: harmonia entre o sexo masculino e feminino , sucesso em qualquer negócio.
4. Akoran -2 masculinos: determinação, manifestação negativa de disputas, conflitos.
5. Ero -2 femininos: paz, tranqüilidade e relaxamento, preguiça leva ao fracasso.
6. Akita - 2 masculinos 1 feminino: sucesso após dificuldades mas a falta de entendimento pode levar ao fracasso.
7. Obita - 2 femininos e 1 masculino: vitória e sucesso podem desaparecer..
8. Alaafia - Todos os quatro abertos: harmonia em todos os aspectos, uma vitória completa, as medidas devem ser tomadas para atingir o sucesso.
9. Oyeku - Todas as quatro partes estão fechadas manifestação obstáculos e doença, até a morte.
sigilo absoluto!!
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
O SIGNIFICADO DAS CADEIRAS E TRONOS, DENTRO DO CANDOMBLÉ!
"O trono ou a cadeira do Sacerdote (que se confunde com a cadeira de seu Orixá), é símbolo máximo de poder no Candomblé.
Mais que isso, símbolo sagrado, diante do qual os filhos se
prostram, em cumprimento e respeito. Um Pai ou Mãe-de-santo, quando é
confirmado no cargo, é sentado na cadeira, como os reis e rainhas.
(Iniciado senios) que têm cargo no terreiro.
A confirmação de qualquer um desses cargos se faz numa
cerimônia pública em que o novo Oloiê é sentado em sua cadeira, sob aplausos
dos presentes. Assim, sentam-se os Ogãs, as Ekedis e outras autoridades.
A cadeira de cada um, é individual em tudo, de modo que nos
terreiros pode coexistir uma profusão de cadeiras de todas as formas, materiais
e acabamentos. Como o espaço do Barracão é essencial para as danças, muitos
terreiros preferem recolher as cadeiras de cargo e manter apenas algumas delas,
para que os Egbomis possam se sentar.
Mas seu uso é mais generalizado, podendo ser observado como
prática que vai desde os povos mais antigos até, instituições do mundo
ocidental moderno.
Na sucessão, é importante o critério de senioridade dos candidatos, seu grau iniciático, seu nível de conhecimento sacerdotal. Mas isso não é suficiente.
O resultado da escolha depende da tradição sucessória da casa, do jogo político das facções, de pessoas e grupos que pleiteiam o trono da Yalorixá/Babalorixa, da situação jurídica do terreiro, da sucessão civil sobre o espólio material, isto é, a propriedade imobiliária do terreiro, da posição assumida por possíveis herdeiros legais, que podem fazer parte ou não do grupo de culto etc.
Tem sido assim desde que o Candomblé é Candomblé. Em alguns terreiros, a sucessão se faz preferencialmente em linha familiar de sangue. Em outros, a nova Mãe ou novo Pai-de-santo é escolhido entre membros da alta hierarquia da casa, independente de laços de sangue.
Escolhido o sucessor ou sucessora que guiará os destinos do terreiro, deve-se providenciar imediatamente, uma cadeira nova em que se sentará o novo titular do posto mais alto da casa.
A cadeira do falecido será guardada em ambiente sagrado para reverências eventuais, ou recolhida ao museu da casa, onde poderá ser apreciada pelos curiosos e interessados, como ocorre no Axé Opô Afonjá de Salvador e em outras casas tradicionais. Rei morto, rei posto. Uma nova cadeira será o centro do novo poder."
sigilo absoluto!!
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segunda-feira, 16 de março de 2020
Candomblé não e cassino!
Verdade seja dita, ha muitos babalorixas/yalorixas que vendem a mentira da prosperidade, dizendo que se a pessoa se iniciar sua vida sera maravilhosa. "que o Orixa vai lhe dar tudo", isso não e verdade!
As igrejas pentecostais tbm vendem essa mentira e como a maioria das pessoas acreditam que orando e amando a Deus ele vai lhe recompensar com dinheiro, elas acreditam nas falsas promessas.
Por que as pessoas acreditam nessas promessas?
R: Para fugir da responsabilidade do seu inevitável fracasso, assim eles poderão dizer que foram enganados!
No Candomblé ocorre o mesmo problema, muitos entram achando que pagando sua iniciação e fazendo os devidos rituais sua vida terá uma guinada de 90 graus na vertical e todos seus sonhos serão realizados.
Cultuar os Orixas é um privilegio, ser escolhido por um Orixa para ser seu filho e uma presente, a finalidade da iniciação esta em poder buscar sua evolução espiritual, em resgatar suas dividas das vidas passadas, em se reconectar com seus ancestrais(divinos e familiares), em apaziguar sua primitividade, seus ódios, seus rancores, etc. e não em conquistar riquezas.
Ser rico e possível? Sim é e vc merece e poder ser rico, mas isso depende de vc e não dos Orixas ou das bençãos de Deus. Com os rituais realizados, a pessoas tem sua energia espiritual reequilibrada, terá resgatado sua ligação ancestral e se conectado com o divino, e se depois da sua iniciação estiver em seu caminho a prosperidade e a abundancia, vc as terá´ pois nada nem ninguém terá força de te impedir.
A prosperidade para nos do Candomblé esta em termos uma boa família, filhos, uma teto pra nos abrigar, comida na mesa, saúde física e mental, ver nossos netos nascer, podermos cultuar nos Orixas em paz. Isso é prosperidade!
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quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
Ojubó
Quando se aprende o que é um Sistema de Ojubó, se aprende a ver que energia não deve ser dividida e sim somada, ou seja devemos nos Unir.
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